PARTILHAR

O maior confinamento de gado de corte do Brasil, a Fazenda Conforto, em Nova Crixás é de propriedade do empresário Xandy Negrão, são mais de 150 mil animais confinados!

O Brasil possui mais de 200 milhões de bovinos, segundo levantamento divulgado pelo IBGE em 2019. Esse número mostra que somos o maior rebanho comercial do mundo. Além disso, somos o maior exportador, em volume, de carne bovina. O número de animais confinados é crescente, só em 2019, devemos fechar mais de 5 milhões de animais, segundo levantamento. Mas afinal, quem é o maior confinados do Brasil?

A Fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO), é um dos mais formidáveis projetos de pecuária intensiva do país, tanto em qualidade quanto em quantidade. Considerado o maior confinamento do Brasil, ele representa o tamanho e força que a pecuária nacional possui.

Com uma área de 12.042 hectares, a Fazenda Conforto, conta com 1.083 hectares de área irrigada, 4.430 hectares de área modulada, um confinamento com capacidade estática de 30.300 animais além de manter preservada seus 2.408 hectares de Reserva Legal. Números impressionantes!

A fazenda possui no total, mais de 70 mil cabeças de gado, contando com a recria. Deve fechar o ano de 2019 com mais de 150 mil animais confinados para abate, chegando a um faturamento anual por volta de R$ 150 milhões de reais.

A fazenda possui um sistema de recria e engorda, quase que como em um “berçário”, a bezerrada chega da desmama e vai direto para as áreas de pastagens de qualidade da fazenda. Os piquetes são todos divididos, adubados, e os jovens animais já são levemente suplementados, o que serve para potencializar o desenvolvimento do gado.

“Somos uma fábrica de fazer carne que trabalha 365 dias por ano”, diz o produtor Alexandre Funari Negrão, 63 anos, empresário que já foi o dono do laboratório farmacêutico Medley, vendido para a Sanofi por R$ 1,5 bilhão, em 2009.

Quando passamos para a fase de engorda, o confinamento é o maior do Brasil, possuindo uma capacidade estática para 30.300 animais. Tais credenciais fazem da Conforto a maior fazenda de confinamento de gado do Brasil fora das mãos dos grandes frigoríficos.

A fazenda possui um trabalho de engorda de bois no cocho durante todos os meses do ano, ou seja, na seca e nas águas. Para isso a fazenda investiu na estrutura colocando cobertura em toda as áreas de cocho do confinamento. Os currais possuem, ainda, o sistema de aspersão para evitar a formação de poeira, permitindo maior conforto e bem-estar animal.

A fim de otimizar a conversão alimentar dos bovinos, a Fazenda Conforto conta com uma tecnologia inovadora: o floculador de grãos; que eleva a biodisponibilidade energética dos grãos e, assim, a capacidade de conversão alimentar é maior se comparada a sistemas que utilizam grãos moídos na ração.

A Conforto foi pioneira no Brasil na adoção da tecnologia de floculação em confinamento para bovinos, com isso, as maiores vantagens ficam por conta do melhor aproveitamento de grãos, melhoria na digestibilidade e diminuição da emissão de CO2.

Rastreabilidade

A Fazenda Conforto possui certificação do Governo Brasileiro para exportar carne para a União Européia, graças a excelência alcançada em todos os requisitos do SISBOV (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).

A rastreabilidade faz parte do dia-a-dia da Fazenda, começando desde a compra do bezerro, que só é realizada junto a áreas habilitadas pelo Governo Federal para exportação, até a entrega ao frigorífico, que é acompanhada de perto por profissionais da própria Fazenda Conforto.

Preservação Ambiental

A fim de trazer a sustentabilidade para “dentro da porteira”, a Fazenda Conforto pratica algumas ações que contribuem para a diminuição dos efeitos nocivos da atividade pecuária para o meio ambiente.

  • Bebedouros artificiais que protegem os mananciais do assoreamento dos córregos;
  • Reservas cercadas para proteger a flora e a fauna do cerrado brasileiro;
  • Água para irrigação proveniente de represas artificiais regulamentadas pela Agência Ambiental do Governo do Estado de Goiás;
  • Controle e tratamento de efluentes do confinamento licenciado pela Agência Ambiental;
  • Produção de adubos orgânicos aproveitando os dejetos do confinamento.

Além disso, possui um ciclo fechado quando o assunto é preservação do meio ambiente e produção sustentável. Todo o esterco produzido no confinamento, cerca de 42 mil toneladas, são retirados e no pátio da fazenda são mineralizados e utilizados para adubação das lavouras de milho.

Toda a produção de volumoso é então utilizada como silagem para a dieta dos animais que estão no confinamento. Dessa maneira, a fazenda utilizou o que seria um “problema” para obter a solução de uma lavoura mais forte e produtiva.

Inovações

A Fazenda Conforto concentra parte de seus esforços na busca das mais avançadas tecnologias, especialmente na área produtiva, a fim de melhor atender às exigências de mercado e profissionalizar a atividade pecuarista no país.

As principais inovações que a Fazenda dispõe atualmente são:

1) Ultrassonografia de Carcaça
2) Floculador de Grãos
3) Software de Gerenciamento de Rastreabilidade Bovina
4) Sistema de pastejo rotacionado irrigado via pivô central
5) Sistema de pastejo rotacionado em sequeiro
6) Curral Anti-Stress

Pastagem

Irrigado

Com capim verde o ano todo, devido a adubação freqüente, a área irrigada de 1.083,00 hectares da Fazenda Conforto conta com 8 Pivôs centrais, sendo 5 deles destinado a pastejo e 3 destinados a corte de capim para a produção de silagem para confinamento.

Sequeiro

Trabalhando os animais com pastejo rotacionado, a Fazenda Conforto conta com 4.121,00 hectares de sequeiro. Nesta área o gado recebe uma suplementação mineral protéica e consome água dos bebedouros artificiais, preservando desta forma as nascentes e margens de rios.

Funcionários

O engajamento dos funcionários, acostumados ao sistema antigo, vem sendo perseguido por meio da remuneração variável de acordo com o desempenho individual. Mensalmente, os 100 empregados da Conforto se reúnem para discutir indicadores e traçar planos para alcançar as metas estabelecidas pelo patrão.

Os bônus para quem cumpre os objetivos chegam a 12 salários no caso do gerente, cinco salários para os supervisores e um salário e meio para os peões. “No ano passado, pagamos quase 500 000 reais em remuneração variável, algo impensável tempos atrás”, afirma Negrão.

Conheça a estrutura da Fazenda Conforto:

Vídeo do grande projeto da Fazenda Conforto:

a propriedade de 12 042 hectares reúne 72 000 cabeças de gado e deve encerrar este ano com um faturamento de 120 milhões de reais. Tais credenciais fazem da Conforto a maior fazenda de confinamento de gado do Brasil fora das mãos dos grandes frigoríficos

O empresário Xandy Negrão conseguiu terminar no ano passado 120 mil cabeças e, em 2016, deve alcançar 150 mil cabeças. A propriedade recria a pasto debaixo de pivô e termina no cocho. E  tem forte parceria com os fornecedores de bezerros. O desfrute anual é de mais de vinte arrobas por hectare. O projeto também aposta no bem-estar animal, sombreando metade do confinamento. 

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com