Fazenda pioneira na criação de búfalos investe na produção de leite

Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais.

A Fazenda Capinzal é a maior produtora de leite de búfala do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, com cerca de 650 mil litros por ano. Saudável, leve e nutritivo, o leite de búfala tem propriedades que estão conquistando cada vez mais o consumidor. O sabor, aroma e textura inigualáveis do leite dão origem a produtos que vão desde queijos artesanais até o doce de leite de búfala.

O Vale do Ribeira tem a maior população de búfalos do estado de São Paulo, que chega a 50.669 animais. Na região, Barra do Turvo é a cidade com o maior número de cabeças, são cerca de 15 mil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 524 propriedades têm criação da espécie no Vale.

A Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 e é considerada a pioneira na produção da espécie no Brasil. Na época, o foco era voltado ao abate do animal para a venda da carne.

Em 1997, o cunhado de Fabrício Jader comprou a propriedade e incorporou a produção de leite de búfalas. A ordenha era feita de forma manual, um processo mais trabalhoso e demorado.

“Nós estávamos batendo uma quantidade animadora. E era tudo na mão. Nós precisávamos de três currais, naquela época, e em cada curral dois retireiros. Isso dificultava muito”, explica Jader, que passou a fazer gestão da fazenda após a morte do cunhado.

Em meados de 2005, a fazenda adotou a ordenha mecânica. O trabalho começa bem cedo, por volta das 5h. As 300 búfalas são retiradas do pasto e levadas para os currais. Elas entram nas baias, que comportam até oito animais de cada lado. As teteiras são colocadas nas búfalas e sugam o leite.

“Nós pegamos um projeto, baseado em leite comum, e fizemos a ordenha. No começo, sofremos bastante para domesticar, para acostumar essas vacas a entrar na ordenha. E, do nada, começou a dar uma repercussão muito boa”, conta Jader.

Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais, vendidos na loja da fazenda, e para o preparo de outros pratos, também oferecidos no restaurante. Entre as delícias estão o doce de leite de búfala, o cappuccino e o pão de queijo de búfala.

A tradição é o queijo. Começamos a inventar outras coisas também e uma delas foi o doce de leite, que realmente á uma coisa fantástica. No restaurante, os clientes foram dando ideais para a gente. Fomos tentando colocar em prática. Uma delas foi o pão de queijo, que é muito bem aceito, muito gostoso e ele é feito do queijo de búfala”, fala Jader.

Fonte:  G1

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM