Fiscais agropecuários se preocupam com concurso sem definição de regras

Segundo o Anffa Sindical, o governo federal não definiu regras que garantissem uma seleção qualificada, o que pode comprometer as atividades de defesa agropecuária.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) divulgou comunicado no qual informa que o governo federal não definiu regras que assegurem uma seleção qualificada dos candidatos a cada formação – agrônomo, veterinário, químico, farmacêutico e zootecnista -, o que vai comprometer as atividades de defesa agropecuária após o início da atuação dos novos servidores.

Nesta quarta-feira (10) foi publicado o edital do Concurso Nacional Unificado prevê 200 vagas para a carreira de auditor fiscal federal agropecuário, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para o sindicato, é necessária a aplicação de uma prova específica, além da objetiva comum a todos os mais de 6 mil candidatos às carreiras federais. Outro alerta do Anffa Sindical é para a demora na realização do concurso.

Com o calendário apresentado, o controle agropecuário vai arcar com a defasagem do quadro de auditores até o segundo semestre do ano, comprometendo liberações em frigoríficos e plantações, e a vigilância de produtos em portos e aeroportos. Atualmente, cerca de 20% dos 2,3 mil auditores agropecuários em atividade estão aptos a aposentar.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM