Fortes chuvas com raios devem atingir o país, alerta!

PARTILHAR

Alerta climático é divulgado para algumas regiões; Com exceção dessas áreas e dos Estados do Norte, tempo seco continua a predominar no país.

A nebulosidade deve aumentar o leste do Nordeste com a intensificação do vento marítimo, que vai causar maior acúmulo de umidade sobre a região, nesta sexta-feira (6/4), informa a Climatempo.

“Atenção para fortes precipitações no litoral da Bahia. Há previsão de pancadas de chuva com raios sobre o centro-oeste, norte e litoral do Maranhão, e no extremo norte do Piauí. As capitais São Luís e Teresina podem ter tempo chuvoso, assim como alguns locais do litoral do Ceará ”, alerta.

Nas áreas produtivas do extremo sul do Brasil, na fronteira com o Uruguai, uma nebulosidade também aumenta por causa da aproximação de uma frente fria. Para essa faixa, o serviço meteorológico projeta pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite ainda nesta sexta-feira.

Segundo a Climatempo, nuvens carregadas se formam ao longo do dia sobre vários estados da Região Norte do Brasil, por causa da maior disponibilidade de umidade de calor. “Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento moderado a forte sobre o norte do Amazonas, no norte do Pará, no Amapá e no litoral noroeste do Maranhão”.

Nas demais áreas do país, uma grande massa de ar seco predomina e dificuldade para o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva. “Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20%, no oeste de Goiás, no sul e leste de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Mato Grosso”, previne a Climatempo .

Frente fria no fim de semana espalha chuva; veja estados beneficiados

Previsão do tempo para sábado, 5

Sul

No sábado, os temporais ganham força no Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma nova frente fria. Aliás, fica o alerta quanto à chuva forte, trovoadas e rajadas de vento intensas em grande parte do estado, não se descartando eventual queda de granizo.

Na fronteira oeste, campanha e sul gaúcho, o sol nem chega a aparecer, com o dia permanecendo bem fechado o dia inteiro, intercalando entre períodos de chuva e céu nublado, além dos acumulados serem mais expressivos.

Já na faixa situada do norte, serra e litoral norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná, nada de chuva ainda.

Sudeste

A chuva passa a atingir também o nordeste mineiro e a capital capixaba, devido aos ventos que sopram do oceano contra a costa, carregando muita umidade. Aliás, em boa parte do Espírito Santo, o sol nem chega a aparecer, com o dia permanecendo fechado o dia inteiro, intercalando entre períodos de chuva e céu nublado.

Nas demais áreas do Sudeste, nada de chuva.

Centro-Oeste

As condições de tempo seguem iguais à sexta-feira na região. O sol predomina quase sem nuvens em todo o Centro-Oeste, além do calor e baixa umidade relativa do ar à tarde.

Nordeste

A área da chuva aumenta no Nordeste, isso porque continua chegando muita umidade na costa leste. Chove em boa parte da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No sul da Bahia, parte do interior do estado e o nordeste baiano, o tempo permanece bem fechado o dia todo, além dos acumulados serem maiores.

Já no oeste e norte do Maranhão, norte do Piauí e do Ceará, a chuva continua ocorrendo de forma isolada e passageira, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Norte

A área da chuva continua praticamente a mesma O que muda é o sol, que chega a aparecer em alguns momentos do dia em Roraima, além dos acumulados diminuírem um pouco.

Na faixa situada entre o sul do Acre, sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, muito sol, calor e umidade do ar baixa à tarde.

Previsão do tempo para domingo, 6

Sul

A frente fria avança rapidamente e espalha chuva em todas as demais áreas do Sul. Atenção novamente quanto à chuva forte, que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento intensas, principalmente no norte gaúcho, serra, oeste catarinense, sudoeste e oeste do Paraná, mesmas áreas em que os acumulados são mais elevados. Aliás, com a passagem dessa frente fria, as temperaturas voltam a cair de maneira generalizada.

Já na faixa situada entre a fronteira oeste gaúcha, campanha e sul gaúcho, o sol volta a aparecer, sem previsão de chuva, devido ao avanço de uma nova massa de ar seco.

Sudeste

Uma nova frente fria avança pelo oceano e volta a trazer chuva no sul paulista e áreas que fazem divisa com o Paraná até o final do dia. Esta chuva pode ter intensidade fraca à moderada, além de trovoadas e rajadas de vento. Chove também, mas de forma bem passageira, no norte do Espírito Santo.

No restante da região, é o sol que predomina e as temperaturas sobem.

Centro-Oeste

Somente no domingo é que o tempo finalmente começa a mudar no Centro-Oeste, devido à passagem de uma nova frente fria. Essa frente fria provoca chuva no sudoeste e sul do Mato Grosso do Sul, que pode ter intensidade moderada, além de trovoadas e rajadas de vento. Nas áreas que fazem fronteira com o Paraguai, o tempo fica mais fechado o dia inteiro e o sol nem chega a aparecer, além do calor diminuir.

Em todas as demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue firme e quente, sem chuva.

Nordeste

O tempo continua bastante instável desde a região central da Bahia, sul do estado, faixa leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, parte de Pernambuco e litoral da Paraíba e Rio Grande do Norte. No litoral da Bahia, o dia continua bem fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva que pode ser significativa. Já no norte do Maranhão, do Piauí e Ceará, a chuva é isolada e passageira.

Norte

A chuva ganha intensidade e passa a atingir também o sul do Acre, norte de Rondônia e sul do Amazonas, devido a instabilidades tropicais. Já no sul de Rondônia, sul do Pará e Tocantins, nada de chuva.

Com informações do Globo Rural e Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com