Previsão do tempo para esta quarta (5) inclui temporais no PR, SP, MS e RS, além de espalhar instabilidade por GO, MG e RJ
Uma combinação de sistemas meteorológicos trará um dia de atenção para diversas áreas do país nesta quarta-feira, 5 de novembro. O cenário é impulsionado por dois fatores principais: o avanço de uma frente fria pela costa da Região Sul e o aprofundamento de uma área de baixa pressão vinda do Paraguai.
Esses sistemas criarão um corredor de umidade que resultará em chuvas intensas, rajadas de vento e potencial para temporais em estados-chave. Enquanto isso, o calor e a alta umidade continuarão ditando o tempo em outras localidades.
Foco de Instabilidade: Sul e Centro-Oeste
As condições mais severas são esperadas no Sul do país. A frente fria deve provocar chuva de intensidade moderada a forte no litoral do Rio Grande do Sul, acompanhada de raios e vento forte. No Paraná, as chuvas ganham força ao longo do dia, especialmente no oeste e norte, com alto risco de temporais na região noroeste. O litoral paranaense deve ter apenas chuva fraca. A instabilidade também pode afetar a costa de Santa Catarina, embora o restante do estado deva permanecer com tempo firme.
No Centro-Oeste, a baixa pressão vinda do Paraguai será a protagonista. Ela alimenta áreas de forte instabilidade no Mato Grosso do Sul, principalmente no sul, sudoeste e leste do estado, onde há risco significativo de temporais. Ao longo do dia, a chuva se espalha por Mato Grosso e Goiás, trazendo pancadas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. As temperaturas seguem altas e o tempo abafado na região.
Avanço da Chuva para o Sudeste
A Região Sudeste também sentirá os efeitos dessa instabilidade. Embora a madrugada possa ter chuvas no norte de Minas Gerais, a situação muda pela manhã. Instabilidades avançam pelo oeste de São Paulo e pelo Triângulo Mineiro, elevando o risco de temporais nessas áreas.
Durante a tarde, a nebulosidade aumenta e a chuva deve se espalhar por todas as regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Essas pancadas de chuva devem ocorrer de forma intercalada com períodos de sol. As temperaturas continuam elevadas, especialmente no norte mineiro.
Condições no Norte e Nordeste
Nas demais regiões do país, o clima será influenciado por fatores locais, como o calor e a umidade.
- Nordeste: As pancadas de chuva ficam concentradas em áreas específicas, como o oeste e sul da Bahia e o sul do Maranhão. No restante da região, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e baixa umidade, especialmente no interior.
- Norte: O volume de chuva diminui em grande parte da região. Contudo, o calor e a umidade ainda provocam pancadas no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e no sudoeste do Pará. Em Roraima, Amapá e na maior parte do Pará, o tempo deve se manter mais estável e seco.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Bom de sela ou bom de marcha: qual é a diferença?
- Ator cria polêmica ao afirmar que “beber leite é mais cruel do que comer carne”; veja
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.