Futuro da Pecuária de Corte nordestina será tema de evento

Futuro da Pecuária de Corte nordestina será tema de evento

vacada-nelore
Foto: Ilza Porto Maia

Já considerado o maior encontro técnico científico de pecuária de corte do Nordeste, Encontro terá 2 dias de evento e será na cidade de Maceió

No Nordeste, a pecuária é uma das atividades que mais cresce, apesar das condições impostas pelo clima. Segundo o IBGE (2015) o número de animais no Nordeste Brasileiro alcança a marca de quase 30 milhões de cabeças, o equivalente a 13,8% do rebanho nacional. E o nosso objetivo é colaborar para que esses números sejam transformadores e cresçam cada vez mais.

Momento da Pecuária

O ditado “é na crise que surgem as oportunidades”, por mais clichê que possa parecer, tem um significado ainda especial no setor da pecuária de corte. Conhecida por possuir um ciclo mercadológico de aproximadamente sete anos, entre alta e baixa, a atividade passa por um momento de instabilidade, com queda no preço da arroba e do bezerro.

Ou seja, quando os preços da arroba e do bezerro caem muito, os pecuaristas abatem as fêmeas e, para a próxima safra, vai reduzir o número de bezerros disponíveis, depois a oferta de bois e, consequentemente aumenta o preço da arroba.

Outra oportunidade neste momento, é para a reforma de pastagem. Com a redução dos preços das sementes em decorrência do favorecimento climático, o custo para recuperação cai. O objetivo é garantir a oferta de animais quando o mercado estiver em alta. Para isso, integra-se na agricultura e produzir grãos para suplementação alimentar dos bois e recuperar terra degradada. Assim, em 2019 a produção estará alta.

Depois de sofrer com perspectivas de queda em meados de junho e de julho, o confinamento de bovinos pode voltar a crescer em 2017. De acordo com projeções da DSM, o país pode terminar 4,2 milhões de cabeças do cocho até o fim do ano, alta de 13,5% em relação as 3,7 milhões de cabeças confinadas no ano passado.

encorte-pecuaria-de-corte-nordeste

O pecuarista moderno e os profissionais que atuam no campo precisam se posicionar e tomar decisões diariamente, buscando sempre o melhor custo-benefício de sua atividade, com um modelo de produção que se adapte melhor a sua realidade.

Sobre o Encorte 2017

Diante disso, a START Soluções no Agronegócio, Karina Costa Agromarketing e o SEBRAE-AL promoverão nos dias 13 e 14 de novembro, em Maceió-AL, o ENCORTE 2017. Serão abordadas várias diretrizes da pecuária de corte no Nordeste e do Brasil com renomados profissionais de todo país. Nos encontramos no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso (Centro de Convenções de Maceió).

O evento é destinado a produtores rurais, médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas, academicos em ciências agrarias, executivos, empresários, investidores e startups do agronegócio, centros de pesquisa e inovação e apaixonados pela pecuária de corte.

Para saber mais entre no site do evento, clicando aqui

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.