
Gado simental democratiza a decisão no julgamento; Juizado oficial mantém status mas haverá opinião de técnicos e criadores.
Inovar no julgamento. Essa é a proposta da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil que está implantando um novo sistema de julgar o gado simental em pista. O formato novo não reduz a importância do conhecimento do jurado oficial, porém soma a sua decisão com a avaliação de outros técnicos e também de criadores.
Quando entrar para a 28ª Exposição Nacional, que será realizada de 15 a 20 de abril próximo, em Itapetininga (SP), os animais já serão avaliados segundo a nova fórmula.
Na dinâmica, há a nota do jurado oficial com o maior peso e a nota dos demais participantes divididos em categorias, com diferentes ponderações. São elas: técnicos e expositores, demais associados e convidados. Os comentários e a decisão em caso de empate ficam para o jurado oficial. Quem explica é Alan Fraga, presidente da associação.
“Pela participação efetiva, os criadores e interessados passam a ter uma nova perspectiva do julgamento, além de uma maior troca de conhecimento entre eles”, diz o presidente. Ele espera reunir mais de 200 animais e 50 criadores na Nacional.
- Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
- Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
- Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
- Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
- Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
A nacional engloba três julgamentos de acordo com cada linhagem da raça. Nesse ano, as provas se dividem entre simental brasileiro, simental dupla-aptidão e o gado simlandês, que resulta da cruza do Simental com Holandês.
Destaque da programação será o 2º Leilão da Nacional com a venda de matrizes e prenhezes.
Fonte: Globo Rural