
Gado simental democratiza a decisão no julgamento; Juizado oficial mantém status mas haverá opinião de técnicos e criadores.
Inovar no julgamento. Essa é a proposta da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil que está implantando um novo sistema de julgar o gado simental em pista. O formato novo não reduz a importância do conhecimento do jurado oficial, porém soma a sua decisão com a avaliação de outros técnicos e também de criadores.
Quando entrar para a 28ª Exposição Nacional, que será realizada de 15 a 20 de abril próximo, em Itapetininga (SP), os animais já serão avaliados segundo a nova fórmula.
Na dinâmica, há a nota do jurado oficial com o maior peso e a nota dos demais participantes divididos em categorias, com diferentes ponderações. São elas: técnicos e expositores, demais associados e convidados. Os comentários e a decisão em caso de empate ficam para o jurado oficial. Quem explica é Alan Fraga, presidente da associação.
“Pela participação efetiva, os criadores e interessados passam a ter uma nova perspectiva do julgamento, além de uma maior troca de conhecimento entre eles”, diz o presidente. Ele espera reunir mais de 200 animais e 50 criadores na Nacional.
- Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
- Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
- Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
- Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre
- Petrobras anuncia investimentos de R$ 33 bilhões no Rio de Janeiro
A nacional engloba três julgamentos de acordo com cada linhagem da raça. Nesse ano, as provas se dividem entre simental brasileiro, simental dupla-aptidão e o gado simlandês, que resulta da cruza do Simental com Holandês.
Destaque da programação será o 2º Leilão da Nacional com a venda de matrizes e prenhezes.
Fonte: Globo Rural