Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Garanhão ‘lenda’ do Quarto de Milha atinge nova marca histórica

El Shady Zorrero é líder absoluto de estatísticas da ABQM desde 2009, no Ranking Geral de Reprodutores mais pontuados por ano

Entitulado como “A Lenda Branca” do cavalo Quarto de Milha no Brasil, o garanhão El Shady Zorrero, mesmo já falecido continua batendo recordes com seus descendentes. O cavalo alcançou a quantia de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) em produção como garanhão, um feito inédito no Brasil, marcando seu nome na história da raça. As informações foram divulgadas pela Fazenda Caruana, de Bauru, interior do Estado de São Paulo.

O tordilho é o número um do Ranking da ABQM e do SGP, tendo seus filhos 21.056,30 PTS ABQM em 15 modalidades, somando R$ 10 milhões pelo SGP. Além disso, o garanhão possui 118 filhos correndo na casa dos 16 segundos.

O maior reprodutor da história do Quarto de Milha nacional era tordilho, filho de Shady Leo e El Annie Bell, possuía uma beleza arrebatadora. Nascido em 1990 viveu longos 31 anos de idade e nos deixou em 2021, chamado de “A Lenda Branca” é o maior reprodutor em número de pontas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O feito foi alcançado em 2015, quando assumiu a liderança ultrapassando a produção de seu pai, o imortal Shady Leo, reprodutor que foi o melhor reprodutor de trabalho da raça durante um longo período. Suas marcas sempre impressionaram o mundo do cavalo, além de ser um fenômeno na reprodução.

garanhao da raca quarto de milha el shady zorrero 1
Foto: Divulgação

Paulo Farha, da Fazenda Caruana, sempre deixou claro o carinho especial pelo El Shady Zorrero. “Fico conversando com eles. Faço isso porque tenho certeza de que eles me entendem”. Está certo, Paulo, amor igual para todos, assim como deve ser a relação de pai para filhos. Mas pode assumir que o El Shady Zorrero tem espaço maior em seu coração. “Não diga isto, que os outros podem ouvir”, brinca o criador em entrevista concedida ao Portal Cavalus.

O tordilho, filho de Shady Leo e El Annie Bell, possuia uma beleza arrebatadora. Aprumos corretos, força e porte elegante. Também pode ser chamado de ‘o cavalo do Príncipe’. Agregado a isso, soma-se a inteligência, característica que transmite aos filhos. Veio com a missão de perpetuar o legado de seu pai, outro importante indivíduo com uma história brilhante na reprodução.

El Shady e Paulo Farha. Foto: Beto Negrão
El Shady e Paulo Farha. Foto: Beto Negrão

Um pouco da história de El Shady Zorrero

Adquirido por Régis Savietto Frati em novembro de 2000, o reprodutor fez apresentações memoráveis com a filha do criador, Júlia. Depois de mais algumas boas exibições, ele voltou a sentir a lesão. Assim, Régis o colocou definitivamente na reprodução.

Em uma conversa entre amigos, surgiu a ideia de que Paulo César Rebeis Farha o comprasse. Antes de efetivar o negócio, El Shady foi submetido a uma bateria de exames completa. Ao constar que o reprodutor estava em perfeitas condições de saúde, Paulo ficou com o animal.

“Acreditei em sua competência como ganharão”, fala Paulo Farha, seu proprietário até hoje. “A linhagem de El Shady Zorrero é altamente competitiva, com habilidade e gênio bom. Seus filhos mostram serviço em pista e ainda possuem beleza”.

Com a ida para a Caruana, o garanhão conquistou a merecida aposentadoria dos campeonatos de Tambor e Baliza, mas em compensação passou a fazer hora extra no setor de reprodução. O temperamento calmo é herdado pelos filhos.

“Os produtos de El Shady Zorrero são capazes de competir com habilidade e perfeição na categoria Aberta e, em seguida, serem montados por crianças. Eles compreendem a mudança de cavaleiro e se portam exatamente como é preciso”, explica Paulo Farha.

Há filhos de El Shady Zorrero espalhados por todo o Brasil. Ração, feno, exercício ao ar livre e banho de sol fazem parte da agenda do garanhão.

Com informações do Portal Cavalus

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM