Luiz Vizeu comanda fórum criado pelo MAPA para discutir políticas e estratégias para a cadeia produtiva
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Amendoim iniciou oficialmente suas atividades no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária com a realização da primeira reunião do colegiado, ocorrida na última semana. O grupo é presidido por Luiz Antônio dos Santos Vizeu, gerente de Relações Institucionais da Indústrias Colombo e representante da Abex-Br (Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil).
Instituída pelo MAPA por meio da Portaria nº 894, de 16 de março de 2026, a Câmara foi criada para atuar como espaço de interlocução entre setor público e iniciativa privada, reunindo representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva do amendoim no Brasil.
A primeira reunião contou com participação presencial e virtual de representantes do setor, além de integrantes do Ministério da Agricultura. Durante o encontro, foram apresentados o funcionamento das câmaras setoriais do MAPA, o cenário atual da cadeia do amendoim e os primeiros pleitos encaminhados pelo setor. Novas reuniões já estão previstas para este ano.
“O amendoim brasileiro sempre foi concentrado no estado de São Paulo e recentemente vive um momento de expansão para outros estados, com crescimento da produção, avanço das exportações e aumento da relevância internacional do setor. A Câmara nasce justamente para estruturar esse diálogo entre cadeia produtiva e poder público, permitindo que os desafios e oportunidades sejam discutidos de forma coordenada”, afirma Luiz Vizeu.
O que é a Câmara do Amendoim
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Amendoim funciona como fórum consultivo vinculado ao Conselho Nacional de Política Agrícola. O objetivo é promover debates, articulações e propostas voltadas ao fortalecimento da cadeia, à competitividade do setor, à sustentabilidade da produção e à ampliação de mercados.
A estrutura reúne representantes de entidades públicas e privadas ligadas à produção, industrialização, comercialização, pesquisa, cooperativismo e exportação. Segundo Vizeu, a criação da Câmara representa um avanço institucional para um setor que vem ampliando sua presença no agronegócio brasileiro e no mercado internacional.
“A proposta é construir uma agenda permanente para o amendoim brasileiro, aproximando os diferentes segmentos da cadeia e contribuindo para políticas públicas, abertura de mercados e desenvolvimento sustentável do setor”, diz.
Atualmente, o Brasil vem registrando crescimento contínuo na produção e na área cultivada de amendoim, consolidando espaço no mercado externo e ampliando sua relevância econômica dentro do agronegócio nacional.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.