
A BrasilAgro informou aos acionistas nesta segunda-feira (11) que uma de suas propriedades na Bolívia foi invadida; No comunicado a empresa afirma “estar tomando todas as medidas legais cabíveis para reestabelecer a normalidade das operações e proteger seus ativos”.
A BrasilAgro, uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, informou aos seus acionistas nesta segunda-feira (11) que uma de suas propriedades na Bolívia foi invadida. A empresa do setor do agronegócio, realiza a aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária. A partir do momento da aquisição, a empresa busca implementar culturas de maior valor agregado.
As propriedades da empresa no país estão localizadas no distrito de Santa Cruz e estão próximas às áreas de conflitos agrários na região de Guarayos. Neste contexto, uma de suas propriedades próximo à região foi invadida, impactando as atividades no local.
Segundo a BrasilAgro, todos os esforços legais necessários para reestabelecer a normalidade das atividades estão sendo adotadas. Em um comunicado aos acionistas, a BrasilAgro afirmou “estar tomando todas as medidas legais cabíveis para reestabelecer a normalidade das operações e proteger seus ativos”.
No comunicado, a empresa diz ainda que “está em contato com as autoridades bolivianas, associações de produtores locais e organizações internacionais para buscar soluções que conciliem os diversos interesses em jogo e promovam o desenvolvimento sustentável da região”.
A BrasilAgro possui duas operações na Bolívia, ambas no departamento de Santa Cruz, com foco no cultivo de grãos e cana-de-açúcar.
“A situação evidencia os desafios enfrentados pelas empresas agrícolas operando em regiões susceptíveis a conflitos agrários. Além disso, levanta questões sobre a segurança jurídica e a sustentabilidade das atividades agrícolas em áreas de alta tensão social. A colaboração entre a BrasilAgro, autoridades locais, organizações internacionais e o governo é vista como um passo crucial para superar esses desafios e garantir um equilíbrio entre o crescimento econômico e a conservação ambiental”, diz a nota.
Nota da BrasilAgro na Íntegra:
A BrasilAgro – Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (“Companhia”) (B3: AGRO3) (NYSE: LND), vem por meio deste comunicado informar aos seus acionistas e ao mercado em geral, sobre interferências externas na operação agrícola da Bolívia.
As propriedades da Companhia estão localizadas no distrito de Santa Cruz e estão próximas às áreas de conflitos agrários na região de Guarayos. Nesse contexto, uma de nossas propriedades foi invadida, impactando suas atividades agrícolas.
Estamos empreendendo todos os esforços legais necessários, para reestabelecer a normalidade das nossas atividades. Além das associações dos produtores da região, o governo boliviano, organizações locais e internacionais estão envolvidas na busca por soluções, visando conciliar interesses diversos e manter o desenvolvimento sustentável da região.
A Companhia manterá todos informados sobre os desenvolvimentos relevantes.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Novas regras para o transporte de animais deve custar mais aos pecuaristas; veja o que mudou
Portaria do MAPA estabelece parâmetros técnicos de bem-estar animal, reduzindo a densidade de lotação, exigindo oferta de água e alimento em longas viagens e impondo padrões mínimos de espaço — mudanças que podem aumentar os custos logísticos para o transporte de animais na pecuária.
Conab reduz estimativa de produção de açúcar do Brasil em 2025/26
A Conab estimou a produção de açúcar do centro-sul, principal região produtora do país, em 40,6 milhões de toneladas.
Continue Reading Conab reduz estimativa de produção de açúcar do Brasil em 2025/26
Tarifas dos EUA, mudanças climáticas e safra menor do Brasil elevam preços do café, diz OIC
Apesar da tendência de alta, o mercado de café lida com volatilidade e incerteza, à medida que o consumo aumenta e os estoques diminuem.
Investidores italianos chegam ao Tocantins para expansão no agro
Grupo estuda soluções para o gargalo da armazenagem de grãos no Estado
Continue Reading Investidores italianos chegam ao Tocantins para expansão no agro
Cooxupé registra 91,3% da colheita de café em sua área de atuação
Até o dia 22 de agosto, os cooperados já haviam colhido 91,3% da safra, de acordo com boletim divulgado semanalmente pela associação.
Continue Reading Cooxupé registra 91,3% da colheita de café em sua área de atuação
Brasil envia quase 22.000 bovinos em retomada da exportação de gado vivo para o gigante turco
Após ausência em junho, Turquia volta ao mercado e reforça papel estratégico na exportação de gado vivo; país turco embarcou quase 22.000 cabeças em operação com Brasil