“Estamos enfrentando um desafio enorme, e é fundamental que trabalhemos juntos para minimizar os danos causados por esses incêndios,” destacou Tarcísio. Ele ainda garantiu que o estado está mobilizando todos os recursos necessários para apoiar as operações nas áreas afetadas por incêndios no interior do estado
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobrevoou neste sábado (24) as áreas com maior incidência de incêndios no interior do estado, onde a situação é considerada crítica devido à combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes. Durante a visita, o governador acompanhou de perto os esforços das equipes de combate ao fogo nas áreas afetas por incêndios no interior do estado e ressaltou a importância de uma ação coordenada entre o governo estadual, os municípios e as entidades de proteção ambiental.
“Estamos enfrentando um desafio enorme, e é fundamental que trabalhemos juntos para minimizar os danos causados por esses incêndios,” destacou Tarcísio. Ele ainda garantiu que o estado está mobilizando todos os recursos necessários para apoiar as operações de controle e oferecer assistência às comunidades afetadas.
Na sexta, o governo instalou um gabinete de crise por conta dos incêndios. A “operação SP sem fogo” integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Segundo o Corpo de Bombeiros, dezenas de focos de incêndio foram registrados nas últimas semanas, com impactos significativos em áreas de preservação ambiental e propriedades rurais.
O governador também anunciou a criação de um grupo de trabalho para monitorar as condições climáticas e adotar medidas preventivas a fim de evitar novos focos de incêndio. “Vamos intensificar as campanhas de conscientização e reforçar a fiscalização, especialmente nas regiões mais vulneráveis,” afirmou.
Dados
Em meio à estiagem, calor extremo e incêndios que causaram transtornos e medo a moradores do interior de São Paulo, o estado registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) 2.316 focos de fogo, número quase 7 vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.
Os registros, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), colocam São Paulo no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, inclusive à frente de estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas – com fumaça chegando a 10 estados, incluindo São Paulo e até o Rio Grande do Sul.
Céu cinza e fuligem na capital
Na sexta (24), o céu ficou cinza em cidades da Grande São Paulo, com grande aspecto de poluição, devido à fumaça provocada por diversos focos de queimada vindos do interior do estado e da Amazônia, no Norte do país. Na foto acima, é possível ver a situação de Carapicuíba na tarde desta sexta-feira (23).
Desde quinta-feira (22), uma série de incêndios em vegetações próximas a rodovias do Noroeste paulista, principalmente, tem causado uma série de transtornos aos moradores e motoristas.
“Toda a região do estado está sob influência de correntes de vento que acontecem cerca de 2 km de altura, os chamados jatos de baixos níveis. Essas correntes estão soprando desde a Amazônia até o interior do estado de São Paulo e chegando aqui na região metropolitana”, explicou César Soares, meteorologista do Climatempo.
A situação é preocupante, com o número de incêndios florestais crescendo em todo o estado. Especialistas alertam para o impacto ambiental e econômico dos incêndios, que afetam tanto a fauna e flora quanto a produção agrícola local. O governo estadual reiterou seu compromisso em adotar ações urgentes para conter a situação e proteger as vidas e o patrimônio dos paulistas.
Compre Rural com informações do G1
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Salvaguardas da China acendem alerta máximo para exportações de carne bovina do Brasil
Medida impõe cotas para as exportações de carne bovina do Brasil por três anos, prevê tarifa extra de 55% fora do limite e pode gerar perda de até US$ 3 bilhões ao setor já no próximo ano
China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
País afirma que Estados Unidos violaram o direito internacional com ação na Venezuela e, ainda, pedem a libertação imediata de Maduro e sua esposa
Continue Reading China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai também assinam carta em que condenam ataque à Venezuela; Eles manifestaram, ainda, grande preocupação com as ações militares conduzidas pelo presidente norte-americano Donald Trump. 
Continue Reading Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
Alerta: ciclone extratropical traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja a previsão
Sistema severo atinge o Sul do Brasil, enquanto a ZCAS mantém volumes elevados de chuva no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, elevando o risco de alagamentos, temporais e impactos no agronegócio.
Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Texto altera o Estatuto do Desarmamento, amplia direito ao porte de arma para proprietários, dirigentes, filiados de clubes de tiro e donos de lojas de armas, e ainda precisa passar pela CCJ antes de seguir ao Senado
Continue Reading Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Confira o calendário das feiras agropecuárias em 2026, responsáveis por movimentação bilionária
Com eventos espalhados por todas as regiões do país, calendário das feiras agropecuárias em 2026 confirma retomada do investimento, avanço tecnológico e força econômica do agronegócio brasileiro





