Governo diz buscar uma solução pacífica para conter a inflação dos itens básicos sem prejudicar os produtores brasileiros, mas que seja efetiva para conter a alta nos preços dos alimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com a alta nos preços dos alimentos e afirmou, nesta sexta-feira (7), que o governo busca uma solução pacífica para conter a inflação dos itens básicos sem prejudicar os produtores. No entanto, o mandatário ponderou que, caso as negociações não avancem, poderá adotar medidas mais “drásticas”.
A declaração foi dada durante um evento de entrega de programa de reforma agrária em Campo do Meio, Minas Gerais. Segundo Lula, o governo precisa garantir que a população tenha acesso a alimentos a preços acessíveis, mas sem comprometer a rentabilidade dos produtores rurais.
“A gente não quer brigar com ninguém. A gente quer encontrar uma solução pacífica. Mas, se não encontrar, vamos ter que tomar atitudes mais drásticas”, afirmou o presidente. Ele citou especificamente a alta do preço do ovo, que, segundo ele, “saiu do controle”. Lula mencionou que diferentes fatores estão sendo apontados como causa do aumento, como o calor excessivo e o crescimento das exportações, e garantiu que o governo está investigando as razões dessa alta.
Na tentativa de conter a escalada dos preços dos alimentos, o governo federal anunciou, na noite de quinta-feira (6), a redução das alíquotas de importação de diversos produtos. Entre os itens que tiveram suas tarifas zeradas estão carne, café, açúcar e milho. A iniciativa faz parte de um conjunto inicial de medidas para controlar a inflação dos alimentos.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que essa decisão não tem o objetivo de substituir a produção nacional, mas de complementá-la. Ele também garantiu que a medida não trará prejuízos diretos para os produtores brasileiros.
Apesar das medidas adotadas, produtores do setor agropecuário expressam preocupação com os impactos da isenção tarifária. A importção de produtos sem impostos pode gerar concorrência desigual, reduzindo a competitividade do produtor nacional e pressionando os preços pagos ao setor rural.
Ao mesmo tempo, a inflação dos alimentos afeta diretamente o consumidor brasileiro, reduzindo o poder de compra e impactando o orçamento das famílias. O governo, por sua vez, tenta equilibrar os interesses de ambos os lados, garantindo preços acessíveis sem comprometer a sustentação da cadeia produtiva.
O governo federal deve continuar monitorando os preços e avaliando a eficácia das medidas anunciadas. Caso os aumentos persistam, novas estratégias poderão ser implementadas, incluindo possíveis intervenções mais rigorosas no mercado. Enquanto isso, o setor produtivo aguarda um posicionamento mais claro sobre eventuais incentivos para mitigar os efeitos da concorrência internacional.
Com a inflação dos alimentos se tornando uma questão prioritária, o governo precisará encontrar um caminho que garanta acesso a comida a preços razoáveis para a população, sem prejudicar aqueles que produzem e sustentam a economia agrícola do país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Governo zera impostos no diesel para estancar crise
Medida provisória assinada por Lula prevê redução de até R$ 0,64 por litro e reforça atuação da ANP em meio à disparada do petróleo causada pela guerra no Oriente Médio
Continue Reading Governo zera impostos no diesel para estancar crise
Cargill interrompe exportações de soja após mudança nas regras de inspeção
Mudança no sistema de inspeção sanitária levou a Cargill a interromper embarques e compras de soja; setor teme impactos no escoamento da safra e na relação comercial com o principal comprador do grão brasileiro. Uma decisão da gigante global do agronegócio Cargill de suspender temporariamente as exportações de soja do Brasil para a China trouxe…
Continue Reading Cargill interrompe exportações de soja após mudança nas regras de inspeção
Congresso Mundial do Brangus reúne criadores de 11 países em visitas a criatórios gaúchos
Criadores de 11 países participam de visitas técnicas no Rio Grande do Sul e acompanham de perto rebanhos de destaque da raça Brangus.
BNDES descarta ser afetado por recuperação extrajudicial da Raízen
Em 2025, o banco público aprovou o financiamento de R$ 1 bilhão para a companhia produzir etanol de segunda geração, combustível mais sustentável.
Continue Reading BNDES descarta ser afetado por recuperação extrajudicial da Raízen
Farm Bill: a lei trilionária que pode mexer com soja, milho e exportações do Brasil
Pacote bilionário que define a política agrícola americana volta ao centro das discussões no Congresso e pode influenciar diretamente o mercado mundial de grãos — incluindo o agronegócio brasileiro
Continue Reading Farm Bill: a lei trilionária que pode mexer com soja, milho e exportações do Brasil
Expodireto Cotrijal 2026 sedia abertura nacional da semeadura de canola
Abrascanola, Canola, Carinata, Cotrijal, Expodireto Cotrijal 2026, Inverno, Oleaginosas, Produtividade Rural, Rio Grande do Sul, Safra 2026
Continue Reading Expodireto Cotrijal 2026 sedia abertura nacional da semeadura de canola





