A preocupação surgiu após o registro de um caso suspeito no município de Caratinga, que gerou temor quanto à possível ocorrência da doença no estado. Em nota, Governo de Minas descarta caso de Doença da Vaca Louca no estado.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu, nesta terça-feira (12), um comunicado oficial esclarecendo que não há confirmação de caso de Doença da Vaca Louca, ou Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), em Minas Gerais. A preocupação surgiu após o registro de um caso suspeito no município de Caratinga, que gerou temor quanto à possível ocorrência da doença no estado. Entretanto, as investigações apontaram que se trata, provavelmente, de um caso de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), em sua forma esporádica.
Investigação e Acompanhamento do Caso da Doença da Vaca Louca
Segundo a SES-MG, a confirmação do diagnóstico de DCJ esporádica só é possível por meio de um exame neuropatológico, que deve ser realizado após o óbito. Outro exame preliminar envolve a identificação da proteína 14-3-3 no líquor, que, embora ofereça alta sensibilidade e especificidade para diagnóstico da DCJ, não é definitivo. Esse tipo de análise é utilizado para auxiliar na confirmação inicial, enquanto o acompanhamento do paciente continua.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela sanidade dos animais de produção, também garantiu que não há suspeita de EEB no estado. O órgão destacou que o risco de contaminação por EEB no Brasil é considerado insignificante pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), devido ao rigoroso sistema de monitoramento sanitário implementado no país.
Entenda a Diferença Entre Doenças
- Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) Esporádica: A DCJ esporádica é uma doença rara e degenerativa que não apresenta causa infecciosa conhecida e não é transmissível. Essa condição representa cerca de 85% dos casos de DCJ e afeta, em sua maioria, pessoas entre 55 e 70 anos, com média de 65 anos. Os principais sintomas incluem perda de memória, dificuldades na comunicação e tremores. O caso investigado em Caratinga envolve um homem de 78 anos, que apresentou alterações neurológicas compatíveis com essa condição.
- Variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ): A vDCJ é a forma associada ao consumo de carne bovina contaminada pela EEB. Ela ocorre, geralmente, em pessoas abaixo dos 30 anos e está relacionada ao consumo de subprodutos bovinos contaminados com a Doença da Vaca Louca. Os sintomas incluem agitação, irritabilidade e perda de algum dos sentidos.
- Doença da Vaca Louca (EEB): Conhecida cientificamente como Encefalite Espongiforme Bovina, essa doença afeta o sistema nervoso central dos bovinos e pode ser transmitida aos humanos por meio da ingestão de carne e subprodutos contaminados. No entanto, não há histórico de casos clássicos da EEB no Brasil, graças às rigorosas medidas de prevenção adotadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que monitora continuamente a sanidade dos animais.
Medidas de Vigilância e Monitoramento
A SES-MG permanece acompanhando o caso com o apoio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Minas) e da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Esses órgãos atuam em conjunto para assegurar que qualquer possibilidade de risco seja monitorada e que medidas de segurança continuem sendo aplicadas.
Nota Oficial do Governo Sobre a Suspeita da Doença da Vaca Louca
A SES-MG reforça que o caso registrado em Caratinga trata-se de uma provável DCJ esporádica e não há nenhuma relação com a Doença da Vaca Louca. Esse esclarecimento vem tranquilizar a população e produtores do estado, assegurando que o sistema de saúde pública e os órgãos de vigilância sanitária estão atuando de forma preventiva e cuidadosa.
Com as devidas investigações e apoio das autoridades de saúde e agropecuária, o estado de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a segurança e saúde pública, mantendo o risco de contaminação controlado e mínimo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Agricultura regenerativa avança na Fazenda Paiaguás (MT) com projeto-piloto da RTRS
Manejo adequado transforma práticas consolidadas em métricas auditáveis e conecta produtividade à agenda de clima, solo e biodiversidade.
Continue Reading Agricultura regenerativa avança na Fazenda Paiaguás (MT) com projeto-piloto da RTRS
Chile aumenta compras em 52% e se consolida como um dos maiores mercados da carne de MT
Com o avanço, o país sul-americano se tornou o terceiro principal destino da proteína mato-grossense no primeiro mês do ano.
China libera estoques de fertilizantes para conter impactos da guerra no Oriente Médio
Medida busca garantir oferta para o plantio e evitar alta de preços diante das interrupções no comércio global de insumos agrícolas.
Leilão Elite Ipanema Precioso bate recordes e entra para a história da raça Mangalarga
Evento realizado no Jockey Club de São Paulo reuniu genética de elite da raça Mangalarga, bateu recordes de valorização e consagrou a influência da lendária égua Ipanema do Morro Agudo
ALERTA: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h preocupam várias regiões neste fim de semana
Previsão indica instabilidade em grande parte do país, com risco de temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste; INMET emite alertas de chuva intensa e ventos que podem chegar a 100 km/h.
Brasil e outros 59 países entram na mira de investigação comercial dos EUA
Governo norte-americano utiliza a Seção 301 para apurar práticas de trabalho forçado e “vantagens desleais” na produção; investigação comercial dos EUA pode resultar em tarifas extras e sanções severas contra exportações brasileiras.
Continue Reading Brasil e outros 59 países entram na mira de investigação comercial dos EUA





