“Esse é o maior plano de ações da história do agronegócio paulista. Anunciamos aqui mais de políticas públicas em prol do setor. Um dia para ficar na história com o objetivo de alavancar a produção agrícola do Estado de São Paulo”, afirmou Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.
Com o objetivo de alavancar o agro paulista, o Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anunciou nesta sexta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o SP AGRO, um pacote, que conta com 16 de ações para o setor que é responsável por 40% da balança comercial do Estado.
“Esse é o maior plano de ações da história do agronegócio paulista. Anunciamos aqui mais de políticas públicas em prol do setor. Um dia para ficar na história com o objetivo de alavancar a produção agrícola do Estado de São Paulo”, afirmou Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.
Ao lado do governador Tarcisio de Freitas, o secretário anunciou, entre outras pautas, o encaminhamento do Projeto de Lei do Passaporte Equestre, para a Alesp; a prorrogação da Lei de Regularização Fundiária 17.557, Assinatura do termo de cooperação técnica com a Syngenta, para a criação do Programa Solo +Fertil, Autorizo para simplificação e modernização das linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP).

O plano de ações,anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, e pelo secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, tem como objetivo alavancar o setor paulista, que está cada vez mais forte, tecnológico e sustentável.
PASSAPORTE EQUESTRE
O Projeto de Lei do Passaporte Equestre, encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), prevê a liberação do trânsito animal no Estado de São Paulo e a atualização do sistema GEDAVE. O novo sistema permite que o produtor emita as próprias Guias de Trânsito Animal (GTA’s) para fora do Estado, por meio do celular.
LEI 17.557
O governador anunciou o encaminhamento da prorrogação da Lei de Regularização Fundiária 17.557, que instituiu o Programa Estadual de Regularização de Terras, promulgada em 2022, e que começou a ser executada no início deste ano. Ela ficou conhecida como a Lei da Paz no Campo pois possibilita a realização de conciliação jurídica para a regularização fundiária de terras devolutas.
SOLO +FERTIL
Termo de cooperação técnica firmado com a Syngenta, para a criação do Programa Solo +Fertil, que tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados técnicos e experiências entre as partes, sensibilizando os agricultores da importância da análise de solo, calagem e adubação.
FEAP
O Governador assinou hoje o autorizo para simplificação e modernização das linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). Objetivo é conceder subvenção para produtores rurais cooperados que atualmente, também, concedem financiamentos rurais nas linhas de custeio, investimento e comercialização de produtos rurais, por meio de Cédula de Crédito Rural e Cédula de Crédito Bancário. Basicamente é permitir que cooperativas de produtores rurais possam ser beneficiadas com subvenções do FEAP, essas subvenções são na taxa de juros dos cooperados, ou seja, diminuir a taxa de juros para o cliente final.
Governo de SP sanciona Lei que oficializa Rotas Rurais como endereçamento digital rural do Estado
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (24/11), a sanção da Lei 555 de autoria do deputado estadual Lucas Bove, que torna oficial o programa Rotas Rurais, como endereçamento digital da área rural paulista. O pronunciamento faz parte do maior pacote já lançado de ações para o agro paulista, o SP AGRO. O plano de ações, anunciado pelo governador e pelo secretário de Agricultura, Guilherme Piai, no Palácio dos Bandeirantes, tem como objetivo alavancar o setor, que está cada vez mais forte, tecnológico e sustentável.
“Sancionar esta lei, tem tudo a ver com a dignidade. As pessoas precisam do CEP e o CEP do campo vai ser dado pelo Rotas Rurais. Nossos produtores não vão mais ficar esquecidos. Será mais fácil a ambulância chegar, será mais fácil o transporte escolar chegar”, destacou o governador.
O Endereço Rural Digital (ERD) funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio da ferramenta PLUS CODE, do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural.
Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades. “Toda propriedade rural vai ter um CEP, isso é dignidade, inclusão. Quantas mulheres sofreram violência doméstica na pandemia e era difícil encontrar a propriedade delas, uma ambulância no campo, que demora para encontrar a propriedade”, questionou o secretário, Guilherme Piai.
O objetivo do Rotas Rurais, além de trazer integridade ao produtor, o “colocando no mapa”, o que vai facilitar o trabalho de um modo geral, seja no recebimento de insumos ou no envio de suas mercadorias. “O que o produtor rural mais precisa é de endereço! Agora, temos endereçamento rural digital. O programa já existia e só precisava virar lei, e foi isso o que fizemos.O Programa leva cidadania ao campo mediante o estabelecimento de rotas de localização”, ressalta o deputado estadual Lucas Bove.
Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 291 mil propriedades rurais e colocou no mapa mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais. Programa conceituado e premiado no “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, no Gov Summit 2023 e no Eu Esri 2022.
Protocolo de Intenções com Crea/SP
Ainda no âmbito do SP AGRO, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Agricultura e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP). O documento prevê a efetiva implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), acelerando o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Produtores ambientalmente regularizados têm benefícios diretos no mercado, seja para a obtenção de linhas de crédito, seja para abertura de novos mercados, principalmente, internacionais.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Encontro destacou o protagonismo feminino no setor e apresentou ações do Mapa voltadas à inovação, sustentabilidade e ampliação de mercados. Projeto internacional apoiado pelo Fundo Verde para o Clima vai recuperar áreas degradadas com cacau e fortalecer a agricultura familiar no Brasil. Continue Reading Mapa participa de evento oficial do Fundo Verde para o Clima durante a COP30 Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 2% ao ano e prazos de até 20 anos para pagar; confira as condições do financiamento Painel discutiu estratégias e políticas públicas para mitigar o metano na bovinocultura e fortalecer a sustentabilidade do setor. Iniciativa da CNA, Sebrae, Faemg e Espresso&CO aproxima 55 produtores de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal de compradores de nove países. Continue Reading Pequenos cafeicultores participam de mais de 270 agendas de negócios durante a SIC Tarlim & HP: redefinindo o futuro da pecuária; movimento ganha palco hoje, 11 de novembro, às 20h, no 1º Leilão Tarlim & HP — Brangus Como Você Nunca Viu, direto do Trio Pérgola, em São Paulo O Brasil vive uma virada na pecuária. No centro dessa transformação, uma raça desponta como símbolo de eficiência, modernidade e resultado: o Brangus. Fruto… Continue Reading Brangus reescreve a história da pecuária brasileiraMinistro Carlos Fávaro recebe movimento Agroligadas e reforça diálogo com mulheres do agro
Mapa participa de evento oficial do Fundo Verde para o Clima durante a COP30
Confira linha de crédito com juros a partir de 2% a.a. e prazos de 20 anos para pagar
Na AgriZone, Mapa destaca soluções de baixo carbono para reduzir emissões na pecuária de corte
Pequenos cafeicultores participam de mais de 270 agendas de negócios durante a SIC
Brangus reescreve a história da pecuária brasileira





