Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Vaca com maior produção de leite do mundo atingiu 216.891 kg de leite

Sua história ressalta a incrível capacidade produtiva de algumas vacas leiteiras e marca um momento importante na história da produção leiteira. A vaca Holandesa, alcançou um novo recorde mundial de lactação, confirmado pelo Guinness World Records

A vaca Smurf, uma Holstein Friesian canadense, ou vaca Holandesa, alcançou um novo recorde mundial de lactação, confirmado pelo Guinness World Records, com uma produção vitalícia impressionante de 216.891 kg de leite – quantidade média diária de 35,4 litros de leite é notável, equivalendo a mais de 300 vezes o próprio peso corporal da vaca. Smurf, que faleceu em 2014 aos 18 anos de idade, se destacou de forma excepcional entre as demais vacas de produção leiteira, demonstrando uma capacidade produtiva extraordinária. Sua história ressalta a incrível capacidade produtiva de algumas vacas leiteiras e marca um momento importante na história da produção leiteira.

Ao longo de sua vida, Smurf produziu 216.891 kg de leite. “Ela foi uma vaca única na vida! Um trabalhador muito esforçado, nunca doente. Tinha personalidade própria”, disse seu proprietário, Eric Patenaude. “Você poderia pensar que depois de tantas vezes tentando acariciá-la, ela iria gostar, mas ela nunca gostou de ser esfregada. Ela só queria comer, deitar e fazer leite”.

Conhecida como Smurf, a vaca pertencia ao fazendeiro de Ontário Eric Patenaude e produzia 35,4 litros de leite por dia, em média. Mas havia dias em que a vaca de Ontário, no Canadá, era capaz de produzir ainda mais leite: até 37,7 kg.

“Todas as vacas são registradas como grande produtoras de leite. Ela foi a única que ficou no topo”, disse ele.

Smurf, que faleceu em 2014 aos 18 anos, era ordenhado três vezes ao dia. 

“Todo o leite dela ia para um grande tanque e era misturado com todo o outro leite de todas as nossas outras vacas”, disse Eric. “Esse leite foi então enviado para uma fábrica de processamento.” Durante o processo de ordenha, a unidade de ordenha é trazida até a vaca.  Ela é então pré-mergulhada com um desinfetante e pré-limpa para estimular a descida do leite. 

Após 90 segundos, a vaca é limpa e a unidade de ordenha é conectada. 

Quando a vaca termina de dar todo o seu leite, a unidade se desprende sozinha e um pós-dip é aplicado à vaca para prevenir a infecção. Eric diz que Smurf foi capaz de produzir tanto leite devido à longevidade e à genética. “Ela tinha genética superior”, disse ele. Toda a sua árvore genealógica era conhecida por viver muito e produzir muito leite.

Patenaude acredita que a vaca tinha uma “genética superior”, pois toda sua árvore genealógica era conhecida por viver muito e produzir muito leite. Além disso, ela se destacou entre as outras vacas da fazenda de laticínios La Ferme Gillette Inc. Dairy Farm devido a sua capacidade de voltar à gestação facilmente, o que a permitia continuar sua lactação.

recorde mundial de produção de leite

Eric diz que Smurf – vaca com recorde mundial de produção de leite – era muito amada e foi criada em um palácio de vacas onde tudo era feito sob medida para ela. “Ela tinha uma baia própria, com bastante palha e um colchão bem confortável. Ela tinha comida o dia todo, que era renovada duas vezes ao dia”, disse ele. “E quando chegava a hora da ordenha ela levantava, ia direto até a ordenha que foi instalada por um dos nossos técnicos e quando terminava ela comia, e voltava para botar.”

Eric diz que sabia que Smurf quebraria o recorde de maior produção de leite de uma vaca – com base em seu registro de leite ao longo de sua vida. “Todas as vacas são registradas com leite. Ela foi a única que ficou no topo”, disse ele. 

Então, pensamos que seria divertido ter seu recorde reconhecido pelo Guinness World Records. Eric diz que saber que Smurf alcançou um título recorde foi como ganhar a Stanley Cup. “Alguns só conseguem isso uma vez na vida”, disse ele. 

“Acho que nunca mais conseguiremos isso.” Ele também diz que ele e sua família estão extremamente orgulhosos de ter criado, possuído e criado uma vaca como Smurf. 

recorde mundial de produção de leite

“Somos extremamente gratos ao GWR por nos receber em sua família. Somos agricultores trabalhadores que amam o que fazem”, disse Eric. Cuidamos muito bem de nossos animais e da terra, e isso acontecer naturalmente fazendo o que amamos todos os dias é incrível”, disse o fazendeiro.

E o recorde de produção em 24 horas?

O recorde mundial de produção leiteira em 24 horas foi atingindo pela vaca Poesia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) em 2023. A vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite.

recorde mundial de produção de leite

A vaca Poesia, que pertencia a Diego Oliveira Vaz, da Fazenda Coqueiros, de Alpinopolis (MG), no momento em que quebrou o recorde mundial. Segundo as informações o proprietário que possui cerca de 120 animais na propriedade. Fato importante de se destacar é o trabalho que foi realizado pelo pequeno produtor, o Diego, que em um momento histórico, mostrou que não há limite para a pecuária leiteira.

Cabe lembrar que, no atual momento, a vaca recordista mundial que ainda consta no Guiness World Record é Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando que produziu um total de 127,570 quilos em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM