Grupo de criadores criam a Confraria da Carcaça Nelore

Grupo de criadores criam a Confraria da Carcaça Nelore

PARTILHAR
touro nelore badalado
Touro Nelore Badalado / Foto: Divulgação

Grupo é focado nas avaliações positivas para características de qualidade da raça Nelore; criadores focam sua seleção na produção da Carcaça Nelore de Qualidade

A história da Confraria da Carcaça Nelore se confunde com a ampliação das medições de carcaça por ultrassom no Brasil. Essa incrível tecnologia capaz de mostrar o animal por dentro, que trouxe uma promissora e nova perspectiva para a raça.

A partir de 2015, com o aumento do número de criadores utilizando o Software BIA, por meio da rede DGT Brasil e suas credenciadas, cresceu também a seleção dos melhores animais por dados de ultrassom. Essa seleção ocorreu de maneira bastante consistente, com a busca de um tipo corporal mais precoce, profundo e de alta pontuação nos escores de conformação frigorífica, além das características para MAR (marmoreio), EGS (espessura de gordura subcutânea) e AOL (área de olho de lombo), que garantem suculência, maciez e sabor à carne.

Nesse período, o criador Humberto Tavares, titular da Fazenda Sucuri, criou um grupo em rede social chamado Carcaça Nelore, com criadores e técnicos associados ao Geneplus, para incentivar discussões sobre como usar medições fenotípicas, em complemento às DEPs, no melhoramento do Nelore.

Paralelamente, um grupo de criadores da Bahia começou a medir e mapear, também com a rede DGT Brasil, gado das linhagens Akasamu, Padhu e Suvarna, descobrindo um importante manancial genético de características de carcaça, com destaque para gordura e marmoreio. Para trocar informações, eles criaram o grupo Bahia Prime.

No final de 2017 foi organizada uma viagem técnica por alguns dos criatórios mais representativos da seleção do Nelore PO na Bahia, que resultou numa forte aproximação. Daí para a união dos dois grupos de WhatsApp foi um pulo. Estava criada a CONFRARIA DA CARCAÇA NELORE.

Para ganhar maior musculatura e dinamismo, foram incluídos no novo grupo os técnicos dos rebanhos, os técnicos da rede DGT Brasil, representantes de Centrais de Inseminação, além de dois jornalistas do segmento da pecuária de corte, responsáveis pela produção do material de divulgação das atividades do grupo. Oficialmente, o grupo entrou em operação com a primeira reunião dos membros em 18 de julho de 2018, na Fazenda Kangayan, MT.

No início eram pouco mais de quarenta membros. Em agosto de 2020 são mais de cem membros, que são agregados a medida que novos criatórios passam a utilizar a ferramenta da Ultrassonografia de Carcaça. É cada vez maior o número de criadores que focam sua seleção na produção da Carcaça Nelore de Qualidade, utilizando a tecnologia da Ultrassonografia. Com as diversas origens, os criatórios demonstram a versatilidade da raça, assim como a superior capacidade de se adaptar aos novos tempos da pecuária.

Mais do que nunca a produção de carne com marmoreio é uma opção de mercado certo, frente ao aumento constante da demanda por carnes especiais.

Criadores que utilizam a ferramenta da Ultrassonografia como um acelerador de genética para a carne de qualidade tem em comum: a atenção às tendências do mercado; a certeza da perenidade dos negócios; o sentido de inovação para acompanhar o competitivo mercado de carnes no mundo.

As interações no grupo são produtivas e diárias, pautadas exclusivamente por discussões sobre melhoramento, sobre mercado de genética e de carnes, selos de qualidade, métodos físco-químicos de melhoria da maciez, permuta e venda de genética, entre outras questões pertinentes a construção de um Nelore com genética avançada para a produção de carne de qualidade.

Conheça os animais com genética avançada e avaliações positivas para características de qualidade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.