
Aeronave “caiu ao pousar” na volta de viagem à região norte do país; condição de saúde de Ebrahim Raisi é desconhecida. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones
Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores caiu neste domingo enquanto atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão, disse uma autoridade iraniana à Reuters. Buscas por helicóptero do presidente do Irã envolvem 20 equipes e drones.
A autoridade disse que as vidas de Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estavam “em risco após a queda do helicóptero”.
“Ainda temos esperança, mas as informações vindas do local da queda são muito preocupantes”, disse a autoridade em condição de anonimato.
O mau tempo estava dificultando os esforços de resgate, relatou a agência de notícias estatal Irna.
A TV estatal interrompeu toda a sua programação regular para exibir orações sendo realizadas por Raisi em todo o país e, em um canto da tela, a cobertura ao vivo das buscas das equipes de resgate a pé na área montanhosa em meio a um forte nevoeiro.
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente na segunda tentativa em 2021 e, desde que assumiu o cargo, ordenou um endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernamentais e pressionou nas negociações nucleares com potências mundiais.
No sistema político do Irã, dividido entre o establishment clerical e o governo, é o líder supremo e não o presidente quem tem a palavra final sobre todas as principais políticas.
Mas muitos veem Raisi como um forte candidato a suceder seu mentor, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que tem endossado fortemente as principais políticas de Raisi.
O ministro do Interior do Irã, Ahmed Vahidi, disse à emissora estatal apenas que um dos helicópteros de um grupo de três teve que realizar um pouso difícil e que as autoridades aguardavam mais detalhes.

Raisi estava na fronteira com o Azerbaijão para inaugurar a represa Qiz-Qalaisi, um projeto conjunto.
Buscas continuam pelo helicóptero
Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área onde um helicóptero que transportava o presidente iraniano.
“Vinte equipes de resgate e drones foram enviados para a área, mas devido à impassibilidade da área, suas condições montanhosas e florestais, bem como condições climáticas desfavoráveis, especialmente neblina pesada, a operação de busca e resgate levará tempo”, disse a IRNA.
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse que um dos helicópteros em um comboio foi forçado a fazer um pouso difícil devido às condições de nevoeiro.
“Agora diferentes grupos de resgate estão se movendo em direção à área, mas dado que há neblina e o clima inadequado e as condições, pode levar algum tempo até que eles cheguem onde o helicóptero está”, disse Vahidi durante um discurso televisionado postado no Telegram pela IRNA.
Ele acrescentou que houve algum contato com os passageiros no helicóptero, mas não teve mais detalhes.
Compre Rural com informações da Reuters e CNN
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
Votu International Rodeo será de 7 a 10 de maio e terá seis carros e três motos disputadas pelos peões; sete equipes participarão da disputa em Votuporanga O Votu International Rodeo 2026 foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira (2) com uma das maiores premiações já anunciadas no país: seis carros e três motos. Somando…
Continue Reading Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Pesquisa de técnico da ABCZ destaca potencial da inteligência artificial na predição de prenhez e da ultrassonografia de carcaça na herdabilidade das características de qualidade de carne da raça Nelore
Continue Reading IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Novo modelo de crédito rural para o agro ganha força no Brasil como alternativa aos juros altos do Plano Safra 2025/2026; taxas de juros do novo plano safra estão variando entre 8% e 12% ao ano
Continue Reading Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
Pesquisadores defendem que carne magra, grelhada e consumida de forma moderada fornece todos os nutrientes necessários.
Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
A previsão é de que os gaúchos cultivem 1.198.276 hectares com trigo. A estimativa inicial de produtividade é de 2.997 kg/ha.
Continue Reading Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Continue Reading Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre