Herbicida animal é solução em vinhedos de Portugal

Herbicida animal é solução em vinhedos de Portugal

PARTILHAR
Universidade-de-Aveiro-Ovelha-com-a-coleira-768x512
Foto: Universidade de Aveiro

Em Portugal ovelhas estão sendo usadas como alternativas a herbicidas nas vinhas, uma coleira emite sinais sonoros quando o animal levanta o pescoço.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aveiro, em Portugal, está estudando a possibilidade de utilizar rebanhos de ovelha por entre as vinhas, com o objetivo de diminuir o uso de herbicidas na cultura, de acordo com a revista Vida Rural. Eles desenvolveram uma coleira que faz com que o animal se concentre em ervas daninhas e não coma frutas ou brotos.

“O método oferece grandes vantagens não só aos produtores, como ao meio ambiente: elimina o uso de herbicidas para queimar ervas infestantes, os terrenos deixam de ter a necessidade de serem arados várias vezes por ano e a fertilização dos solos passa a ser feita de forma natural. Evita ainda que os resíduos dos herbicidas possam contaminar os frutos e o vinho, como acontece atualmente, apesar dos cuidados dos produtores. E porque todos estes processos são realizados por máquinas agrícolas, o suprimento destas permitiria poupar nos combustíveis fósseis”, disse a Universidade.

Segundo Pedro Gonçalves, um dos pesquisadores que participaram do projeto, o estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto SheepIT por docentes da Escola Superior de Tecnologia de Águeda, do Departamento de Eletrônica Telecomunicações e Informática e do polo do Instituto de Telecomunicações (IT) da Academia de Aveiro. Ele explica que a coleira tem como função a monitorização e condicionamento da respetiva postura corporal.

“A coleira emite um conjunto de avisos sonoros de forma a avisar o animal que excedeu a altura máxima calibrada. Os sons antecedem a emissão de estímulos electrostáticos que incomodam o animal sem lhes causar qualquer tipo de dor. Ao fim de muito pouco tempo os animais começam a evitar a postura infratora quando ouvem o som”, explicou Pedro Gonçalves.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.