Hortifruti/Cepea: Indústria impulsiona área de hortaliças em 2022 e 2023

Para 2023, a projeção da Hortifruti Brasil indica aumento do grupo de frutas, influenciada pela recuperação na área de mamão e melancia.

A área de hortaliças fechou 2022 acima da de 2020 e de 2021, compensando parcialmente as perdas de investimento verificadas durante o período mais crítico da pandemia. Esse recente aumento foi impulsionado pelas indústrias de tomate e de batata e também pela recuperação parcial das áreas de alface e cenoura.

Já para as frutas, houve uma ligeira queda na área de 2022 frente a 2021. Apesar do crescimento para manga e uva de mesa (influenciado pela exportação aquecida nos anos recentes), as áreas cultivadas com mamão, melão e melancia devem cair com força. Já para banana e maçã, os investimentos se mantiveram estáveis em 2022.

Para 2023, a projeção da Hortifruti Brasil indica aumento do grupo de frutas, influenciada pela recuperação na área de mamão e melancia, que são as culturas que mais reduziram os investimentos nos últimos anos. Para as outras frutas, a estimativa inicial é de estabilidade.

Quanto às hortaliças, o aumento na área deverá ser concentrado na produção industrial de batata e tomate. Além disso, deve haver recuperação da área de cebola. Para alface e cenoura, os investimentos devem se manter estáveis em 2023.

Saiba como foi o ano de 2022 para cada cultura de forma detalhada, e as primeiras previsões para 2023 lendo a edição de dezembro/janeiro da Revista Hortifruti Brasil, o Anuário 2022/23!

Fonte: Cepea/Hortifruti

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM