Índice Soja FOB Santos: uma nova referência de preço para o mercado brasileiro de grãos

Agfintech brasileira desenvolve indicador baseado em transações reais e auditadas para ampliar a formação de preços da soja no Brasil

O Brasil passa a contar com uma nova referência diária para a formação do preço físico da soja: o Índice Soja FOB Santos – Grão Direto, que reflete o valor real do grão embarcado no Porto de Santos, principal corredor de exportação do país. Construído a partir de negociações efetivas realizadas na plataforma da Grão Direto e auditado pela KPMG, o índice segue os princípios de governança da IOSCO (International Organization of Securities Commissions), padrão utilizado pelos principais benchmarks de commodities no mundo.

“Como é totalmente baseado em informações primárias de transações e negociações realizadas em nossa plataforma digital, o Índice Soja FOB Santos reflete com precisão a dinâmica do mercado físico brasileiro. Como a formação de preços no país envolve múltiplas variáveis – prêmios portuários, custos logísticos, bases regionais e liquidez – nosso indicador se soma às referências internacionais, como as do CME Group (Bolsa de Chicago), ajudando a conectar o movimento global às condições locais.”, afirma Fred Marques, Cofundador e CTO da Grão Direto.

Segundo Marques, a qualidade e alta amostragem das informações, somadas à governança necessária para assegurar o índice, oferecem ao mercado um novo benchmark confiável, com potencial para evoluir como referência em diversas situações. Somente no ano passado, foram negociadas mais de 8 milhões de toneladas de grãos na plataforma. Além disso, outros milhares de contratos passam pelas soluções digitais da empresa, enriquecendo e dando diversidade à base de dados.
Um índice com estas características está pronto para ser utilizado como base para marcações a mercado de grãos estocados, contratos futuros de balcão e até mesmo como parâmetro para novos produtos financeiros de gestão de risco”, afirmou o CTO.

Apresentado em 21 de outubro, em São Paulo, o lançamento do novo índice reuniu mais de 130 profissionais do agro e do mercado financeiro. Para estruturar o índice, a Grão Direto contratou um consultor estratégico e formou comitês de governança com especialistas internos, garantindo rigor metodológico e aderência às melhores práticas internacionais.

Disponível em reais por saca (R$/sc) e em centavos de dólar por bushel (¢US/bu), o índice é atualizado diariamente e integra a plataforma Grainsights, hub de inteligência de mercado da Grão Direto.
A metodologia considera um painel amplo de transações comprovadas e dados reais, aplicando filtros estatísticos e de qualidade, além de critérios de elegibilidade para assegurar representatividade, integridade e rastreabilidade.
Todo o processo é auditado de forma independente pela KPMG e opera sob políticas de governança alinhadas à IOSCO, incluindo gestão de conflitos, controles operacionais e trilhas de auditoria.

Acesso e público-alvo

Inicialmente, o indicador está acessível apenas para clientes e parceiros por meio da Grainsights, com painéis de acompanhamento e histórico temporal para análises.
A Grão Direto conecta mais de 100 mil usuários – entre produtores, cooperativas e empresas – em todo o país, tornando o índice uma ferramenta prática e acionável para diferentes perfis que operam no mercado físico e financeiro de commodities, tanto no Brasil quanto no exterior.
A empresa ainda planeja lançar novos indicadores assegurados nos próximos meses, refletindo a realidade de preço de outras localidades do território nacional.

Sobre a Grão Direto

A Grão Direto é a maior plataforma de comercialização digital de grãos da América Latina, conectando toda a cadeia do agronegócio – de agricultores a compradores, como fábricas de ração, cooperativas, intermediários e grandes tradings.
Com relevante e crescente volume de transações digitais e tendo o aplicativo de comercialização mais utilizado globalmente, a companhia é referência na digitalização do mercado, atuando de forma neutra, aberta e independente.

Por meio da Grão Direto, todos os perfis do agronegócio transacionam no mercado físico de grãos com mais eficiência e segurança, seja em operações nos mercados spot, futuro ou barter, contando ainda com soluções de inteligência de mercado, precificação em tempo real, serviços financeiros, de backoffice e ESG.
Além disso, a empresa utiliza tecnologias avançadas de inteligência artificial, incluindo um assistente virtual que facilita a negociação de grãos via WhatsApp, tornando o processo mais ágil e intuitivo.
Reconhecida nacional e internacionalmente, a Grão Direto transforma a comercialização agrícola, tornando-a mais conectada, ágil e transparente.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM