Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Influenza Aviária: preocupação, agora, é com a saúde humana

Esta informação é vital, pois, eventualmente, o HPAI pode infectar os seres humanos, causando doenças desde leves a muito graves.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) observou, recentemente, que a temporada epidêmica de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) de 2021-2022 na Europa foi a maior já registrada.

Os dados mais recentes do ECDC (3 de outubro de 2022) mostraram que 48 milhões de aves foram abatidas em 37 países europeus.

Esta informação é vital, pois, eventualmente, o HPAI pode infectar os seres humanos, causando doenças desde leves a muito graves.

“Felizmente, não houve infecções humanas durante os recentes surtos de gripe aviária na UE e no Espaço Econômico Europeu (EEA, na sigla em inglês), informou Andrea Ammon, diretora do ECDC, em um comunicado de imprensa. “No entanto, vários grupos de pessoas, principalmente aqueles que trabalham no setor animal, correm maior risco de exposição a animais infectados”, alertou.

“A vigilância é necessária para identificar infecções com vírus da gripe o mais cedo possível e para informar as avaliações de risco e as ações de saúde pública”, acrescentou.

Desde 2003, mais de 860 infecções humanas com vírus HPAI A(H5N1) foram relatadas à Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 53% desses casos resultaram em fatalidade.

Os ancestrais dos vírus HPAI A (H5N1) surgiram pela primeira vez no sul da China em 1997.

De acordo com o CDC dos EUA, as linhagens asiáticas H5N1 e H7N9 causaram a maioria das infecções humanas.

Internacionalmente, 54 países relataram um surto de H5N1 em aves em 2021 e 2022.

Foto: Divulgação

A cepa Eurasian H5N1 apareceu pela primeira vez na América do Norte em janeiro de 2022 e afetou aves em 40 estados e levou à perda de cerca de 47 milhões de aves (dados de 3 de outubro de 2022).

O CDC afirma que ‘o risco de saúde pública associado com essas detecções de gripe aviária em aves permanece baixo.’ No entanto, confirmou uma infecção humana por H5 no condado de Montrose, Colorado, em abril de 2022.

O CDC ressalta que as vacinas anuais contra a gripe humana não protegem as pessoas das infecções pandêmicas da gripe aviária. Mas o FDA já aprovou uma vacina humana contra a gripe aviária que seria distribuída se ocorrer um surto de pessoa para pessoa.

Fonte: Precision Vaccinations

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM