Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Inscrições abertas para capacitação gratuita sobre o Certifica Minas

Os conteúdos, divididos em videoaulas, leituras, atividades e avaliações, serão disponibilizados a partir deste mês, a duração é de 20 horas

Estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita “Certifica Minas – Escopo Orgânico (Produtos de Origem Vegetal)”, promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na modalidade de educação a distância (EAD). O curso, com 50 vagas, é direcionado a profissionais de Ciências Agrárias e de áreas relacionadas, com registro nos Conselhos de Classes competentes, que têm interesse em prestar assistência técnica no programa Certifica Minas.

As inscrições podem ser feitas pela plataforma Semear EAD. Os conteúdos, divididos em videoaulas, leituras, atividades e avaliações, serão disponibilizados a partir deste mês. A duração é de 20 horas e haverá emissão de certificados ao fim do curso.

Manejo agroecológico

O módulo 4 “A pesquisa e a Transferência de Tecnologia” será ministrado pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Madelaine Venzon, Wânia Neves, Marinalva Woods, Maira Fonseca, Izabel Santos, Polyanna Oliveira, João Batista Reis e Waldênia Moura, que integram o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig. Dentre os temas abordados estão manejo agroecológico de pragas e de doenças, adubação orgânica, horticultura orgânica e cafeicultura orgânica.

“Existem diversas tecnologias geradas pela pesquisa para uso em sistemas orgânicos de produção que precisam chegar aos técnicos e aos produtores. Com um módulo específico de pesquisa no EAD, temos a oportunidade de fazer isso e mostrar também como os resultados são obtidos, os processos e mecanismos envolvidos. Além disso, pesquisas em andamento também serão apresentadas”, destaca a pesquisadora Madelaine Venzon. 

Ela, que é coordenadora do Programa de Pesquisa em Agroecologia da Epamig, ressalta que a busca dos consumidores por alimentos livres de agrotóxicos tem se intensificado nos últimos tempos, o que torna a qualificação dos técnicos ainda mais importante. 

“Os futuros agentes precisam estar informados e atualizados sobre todos os processos envolvidos na produção orgânica. Esses produtos tiveram um aumento de demanda na pandemia, pois a alimentação em casa favoreceu a busca por opções mais saudáveis e isentas de agrotóxicos, o que estimulou os produtores. Percebemos inclusive isso pela demanda de atendimentos na Epamig”, conta.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ead@agricultura.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM