Inscrições abertas para ExpoBrahman 2017

Inscrições abertas para ExpoBrahman 2017

PARTILHAR
exposicao-brahman
Foto: Carlos Lopes

As inscrições de animais podem ser feitas até o dia 19 de setembro na Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

A ExpoBrahman 2017 será realizada de 25 de setembro a 1º de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, com uma programação que engloba disputas em pista, leilões, capacitação profissional e projeto educativo para as crianças.

Como já é tradição na feira, a ExpoBrahman terá dois tipos de disputa. O julgamento de pista terá início no dia 28 de setembro e o Grande Campeonato será no dia 1º de outubro. No dia 29, será a vez da disputa do julgamento Brahman a Campo, com o Grande Campeonato agendado para 30 de setembro. Os dois julgamentos serão conduzidos pelo jurado Izarico Camilo Neto. Os animais darão entrada no Parque Fernando Costa nos dias 25 e 26 de setembro. No dia 27 acontece a pesagem oficial.

Durante a ExpoBrahman, os tratadores de animais que estarão trabalhando no evento terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação profissional sobre o uso de equipamentos e protocolos de sanidade do gado. O curso será ministrado por instrutores do Senar-MG, entidade que firmará durante a feira um convênio com a ACBB para oferta de treinamentos para os profissionais dos criatórios de Brahman em todo o Brasil.

Na parte de negócios, haverá a oferta de 100 touros Brahman e 10 fêmeas no Leilão Virtual Brahman Prosperar, no dia 28 de setembro, a partir das 20h. A transmissão será pelo Canal do Boi e haverá um ponto de encontro na sede da ACBB, no interior do Parque Fernando Costa. O evento é oficializado pela ACBB e chancelado pelo Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais), cujo objetivo é facilitar a aquisição de touros melhoradores para pequenos e médios produtores rurais. A organização do leilão está a cargo da Prosperar Assessoria Agropecuária e a leiloeira responsável é a Central Leilões.

Palestras do evento

A ExpoBrahman apresentará novidades na área de melhoramento genético da raça. No dia 28 de setembro, a médica veterinária e consultora técnica de pesquisas do criatório Uberbrahman, Giovanna Faria de Moraes, apresentará o resultado da avaliação genética do Consumo Alimentar (CAR) aplicada no melhoramento genético do Uberbrahman.

Já no dia 29 de setembro o superintendente técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, abordará as ações que serão desenvolvidas dentro do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) para o desenvolvimento de duas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para a raça: Peso ao Nascer e Prepúcio. Outro tema abordado será o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

A partir de 2018, a ABCZ exigirá o teste de eficiência alimentar e desempenho para a raça Brahman. O gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, explicará como o teste funcionará.

Projetos sociais

Tradição na ExpoBrahman, o projeto Crescendo com o Brahman será novamente destaque na mostra. Marcado para o dia 28 de setembro, o evento é voltado para crianças e adolescentes e terá palestra sobre o zebu e aula prática sobre a raça Brahman. Com o apoio do Museu do Zebu, o projeto busca atrair a atenção das novas gerações para o mundo da pecuária e motivar filhos e netos de pecuaristas a serem seus sucessores no agronegócio.

Outro projeto voltado para a formação de sucessores que compõem a agenda da exposição é o Brahman Jovem, agendado para o dia 29 de setembro. Haverá aula prática, palestra sobre zebu e eficiência alimentar, minicurso sobre oratória e visita técnica. “A ideia desse evento surgiu como uma evolução do ‘Crescendo com o Brahman’, ou seja, quem já ‘cresceu com o Brahman’, agora voltará seus olhos para a raça de uma maneira mais técnica e próxima da realidade do campo.”, explica o presidente da ACBB, Adalberto Cardoso.

As mulheres do Brahman terão um evento especial para debaterem sobre padrão racial do Brahman, no dia 30, a partir das 9h30.

Fonte Associação dos Criadores de Brahman do Brasil

PARTILHAR