IZ terá dia de campo sobre alimentação de ovinos na seca

IZ terá dia de campo sobre alimentação de ovinos na seca

PARTILHAR
Foto: Lisley Silvério

Durante o dia de campo serão apresentadas e disponibilizadas, aos participantes, fórmulas de ração com ingredientes comuns.

Pastagem, silagem, cana, fórmulas de ração caseira, confinamento de cordeiros e visita ao sistema integrado de produção de ovinos é foco do Dia de Campo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, que ocorrerá no Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), dia 23 de agosto, a partir das 8 horas. As inscrições ainda podem ser realizadas acessando o site do IZ.

O coordenador do curso, pesquisador Mauro Sartori Bueno, explica que na época de seca há necessidade de utilização de forragens conservadas – feno, silagens –, ou cana forrageira, pois há baixa disponibilidade de pasto. “Geralmente é época de parição das ovelhas e, dessa maneira, há necessidade de planejar a sua alimentação e garantir a terminação dos cordeiros em confinamento para serem comercializados no final do ano”, ressalta Mauro.

O pesquisador ainda reforça que essa época do ano é ideal para a formação de novas pastagens e renovação das pastagens degradadas, planejando a alimentação de verão. “As raçoes compradas, geralmente, têm preços elevados, mas podem ser produzidas facilmente.” Durante o curso serão apresentadas e disponibilizadas, aos participantes, fórmulas de ração com ingredientes comuns.

No período da manhã, os pesquisadores do IZ irão proferir quatro palestras com os temas Formação de pastagem para ovinos por pesquisador Waldssimiler Teixeira; Cana como forragem: fornecer picada fresca ou ensilada por Enilson Geraldo Ribeiro; Volumosos conservados: Silagens de milho, de sorgo ou de capim por Joao Demarchi; e Ingredientes para ração e Exemplos de formulações por Mauro Sartori Bueno.

No período da tarde, o pesquisador Mauro Sartori Bueno abordará sobre a Terminação de cordeiro em confinamento: dietas, aditivos e minerais. Haverá visita ao campo para conhecer a estrutura de pasto e o sistema integrado de produção. Depois os participantes terão a oportunidade de realizar a avaliação de condição corporal de ovinos.

O curso é dirigido para pessoas interessadas em adquirir conhecimento prático sobre produção de ovinos na região Sudeste: produtores rurais, estudantes, profissionais da área e iniciantes na atividade.

O Instituto de Zootecnia fica na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP). Mais informações pelo (19) 3739-8035.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.