
JBS fecha parceria com a UFSC para impulsionar pesquisas sobre proteína cultivada; Acordo abre caminho para formação de uma rede de colaboração com instituições de ensino público e privadas no país, aponta a empresa
A JBS assinou na manhã desta segunda-feira, 20, um memorando de entendimento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para cooperação mútua em estudos e pesquisas sobre proteína cultivada no Brasil. De acordo com comunicado à imprensa, a parceria com a instituição se dará por meio do JBS Biotech Innovation Center, primeiro Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em proteína cultivada do país, abrindo caminho para a criação de uma rede de colaboração com instituições científicas e universidades públicas e privadas para acelerar o avanço da indústria nacional no setor.
O acordo com a UFSC é o primeiro de muitos que o JBS Biotech Innovation Center prepara, e prevê a cessão de suas instalações para a execução dos trabalhos científicos.

“Uma vez que a tecnologia da proteína cultivada tem se provado relevante para o mundo, a JBS não poderia deixar de estar na vanguarda. O acordo com a UFSC é fundamental. Estamos felizes com esta oportunidade de cooperar com iniciativas público-privadas como esta. Todo mundo ganha e geramos conhecimento. É importante para a JBS e um orgulho para nós firmarmos uma parceria com uma universidade tão renomada”, afirmou o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, durante a cerimônia de assinatura do acordo.
“Juntamente com a JBS vamos produzir pesquisas, pensando na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento Científico e tecnológico para toda a população”, disse o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.
Pensando mais à frente, ele ainda ressaltou que como a parceria poderá agregar na atualização da universidade. “Um protocolo dessa natureza pode acrescentar com propostas e mudanças nas disciplinas dos cursos, começando por uma disciplina optativa e depois até gerar atualizações no currículo de toda a universidade”.
Anunciado para o mercado em 2021, o Centro de Pesquisas de proteína cultivada da JBS se tornará a maior instituição privada de pesquisa em biotecnologia dos alimentos do Brasil.
Com obras aceleradas, e previsão de entrega para 2024, o JBS Biotech Innovation Center tem funcionado em um endereço temporário no mesmo condomínio empresarial que abrigará sua sede, o Sapiens Parque, em Florianópolis.

Ao todo, o projeto do JBS Biotech Innovation Center receberá aproximadamente US$ 62 milhões de investimentos distribuídos em três etapas: de obras civis e implantação dos laboratórios (fase 1), instalação da planta-piloto (fase 2) e ações de longo prazo, como a construção de um módulo básico em escala industrial para demonstração da viabilidade técnico-econômica da proteína cultivada ao mercado.
Esse projeto servirá de modelo para mais plantas que a JBS vier a construir pelo mundo para o processamento de proteína cultivada bovina e de outras espécies.
“Hoje a Europa como um todo, além dos Estados Unidos, a China e Israel já estão na vanguarda. E nós, no Brasil, também queremos chegar lá. Esse é um dos objetivos do acordo com a UFSC: acelerar os processos e criar condições para que o país possa estar na frente também, encurtando espaços e ganhando tempo com acordos futuros a fim de termos uma tecnologia totalmente brasileira competindo com outros países pelo mundo”, acrescentou Tomazoni.
Fonte: Ascom JBS
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. A Mitsubishi revisitou aspectos fundamentais do veículo para garantir que ele atenda às expectativas dos mais exigentes motoristas. Conheça a picape que faz 14,2 km/l e vira sonho de consumo dos brasileiros Encerramento da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador consagra grandes campeões e destaca genéticas de excelência na marcha picada e batida A compra e venda de fazendas têm ganhado grande atenção, tanto por investidores locais quanto internacionais, devido à riqueza de recursos naturais das das terras brasileiras Por que alguns nomes se tornam referência na pecuária brasileira enquanto tantos outros permanecem na média? A resposta pode estar menos no gado e mais na mentalidade Continue Reading Conheça José Humberto, na raça Nelore foi de visionário a gigante da pecuária Evento de luxo no Palácio Tangará, em São Paulo, Leilão Haras Frange vai reunir genética de ponta com oportunidades raras, estrelas do mundo equestre e disputas históricas; um dos convidados é Gusttavo Lima, o Embaixador, recém criador da raça Quarto de Milha Saber interpretar os sinais emitidos diariamente pelo rebanho pode ser a chave para identificar precocemente desvios de desempenho, evitando prejuízos e ajustando rotas com agilidade Continue Reading Indicadores que mostram se seu confinamento está no rumo certoConheça a picape Mitsubishi que faz 14,2 km/l e vira sonho de consumo dos brasileiros
Confira os melhores cavalos Mangalarga Marchador eleitos na Nacional da raça; Vídeos
Veja como reduzir em até 90% os impostos e maximizar lucros na venda de imóveis rurais
Conheça José Humberto, na raça Nelore foi de visionário a gigante da pecuária
Embaixador, Comandante, JBJ e Lelo Freitas ofertam embrião da melhor Shining Spark do Brasil
Indicadores que mostram se seu confinamento está no rumo certo