
De acordo com um dos delegados, suspeitos atuam há dez anos e crimes se repetem há bastante tempo. Agora, por determinação da juíza, eles foram para prisão!
Nessa sexta-feira (24) a juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, da Comarca de Alto Alegre, determinou a prisão preventiva de Harrison Nei Costa Correa Mota, o “Ney Mentira”, de 45 anos, José Pena Mangabeira, o “Zé do Boi”, e Jaime Nogueira Lima, o “Cobra”.
A operação da Polícia Civil, realizada em março, pela Delegacia de Alto Alegre e coordenada pela Delegacia Geral de Polícia, desmontou uma quadrilha que atuava no furto e roubo de gado, crime conhecido como abigeato, e que ocorria em vários municípios do Estado. Sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisões preventivas foram cumpridos.
Os envolvidos foram presos temporariamente, no dia 26 de março, e encaminhados a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista.
A juíza Schwantes, atendeu um pedido feito pela Polícia Civil para converter a prisão temporária em preventiva por entender que era necessário garantir a ordem pública diante da gravidade dos delitos cometidos, inclusive um dos envolvidos é suspeito de ter estuprado mulheres após os roubos.
“Eles atuam, pelo que nós sabemos, há dez anos. Desde que nós chegamos a Roraima, em 2003, já sabíamos de alguns nomes conhecidos e as ações se repetem há bastante tempo. Nos últimos três meses, eles aumentaram a prática desse crime a tal ponto que partiram para outros delitos, como estupro, violência. Além do furto do gado, eles também praticavam agressões, o que pode se configurar como roubo”, destacou o delegado geral.
Foram presos em cumprimento de mandado Harrison Nei Correa Mota, de 45 anos, apelidado de “Ney Mentira”, em Boa Vista, no bairro Santa Tereza, e Jaime Nogueira Lima, 43, apelidado de “Cobra”, no bairro Azul, município de Alto Alegre. No momento do cumprimento do mandado, os policiais apreenderam munição em sua casa.
- Como chegar à Expointer 2025: rotas e transportes para facilitar o acesso ao Parque Assis Brasil
- Polêmica em SP: suspeito de mutilar cavalo não é preso; veja os motivos
- Filhote de onça é encontrado e resgatado em área rural de MT
- Alerta de gripe aviária em 2025 pressiona por mais tecnologia na biossegurança do transporte animal
- Pescadores são atacados por búfalo selvagem; veja o vídeo
Jaime Lima foi reconhecido por duas mulheres como autor do crime de estupro praticado contra elas. Uma delas é uma menina, de 12 anos. A outra vítima tem 33 anos. Após praticar os roubos nas fazendas, foi registrado que o homem chegou a abusar sexualmente das vítimas. Ele é considerado violento.
Moisés Costa de Souza, de 35 anos, foi preso em uma chácara na zona rural de Alto Alegre; José Pena Mangabeira, conhecido como “Zé do Boi”, de 32 anos, foi preso no bairro Pricumã, em Boa Vista. Ele é investigado por crimes de estelionato e furtos mediante fraude em vários municípios e em Boa Vista. Além disso, responde a vários processos judiciais penais.
Compre Rural com informações da Folha BV