Leilões da Conab já movimentaram 424 mil toneladas de trigo

Segundo as informações da Conab, já foram negociadas cerca de 424 mil toneladas de trigo através dos leilões realizados pela instituição; Essa ação ajuda a estimular a cadeia produtiva nacional de trigo

Cerca de 424 mil toneladas de trigo já foram negociadas nos leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de trigo, realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) realizados nesta terça-feira (14) foram negociadas 64.505 toneladas.

Estas ações são realizadas com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O apoio à comercialização por meio desses instrumentos pretende estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, estabilizando o mercado e garantindo renda ao produtor rural – um dos objetivos centrais da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).

Os leilões foram autorizados pela Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar n.º 12/2023, de 5 de outubro de 2023, que definiu um volume de recursos de até R$ 400 milhões para escoamento do produto em grão da safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM