Leite em queda também em MG

Leite em queda também em MG

PARTILHAR
Mapa Leite
Foto: Divulgação

O preço do leite pago ao produtor caiu pelo 2º mês seguido, em Minas Gerais, a maior bacia leiteira do país.

A média paga pelo litro em outubro foi de R$ 1,46. São 4 centavos a menos em relação a setembro, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Os produtores estão tendo dificuldades para equilibrar as contas. Em uma fazenda, o valor pago só supera as despesas porque o dono é um dos associados que recebem subsídio da cooperativa de laticínios da região.

Mas a Cooprata já anunciou que não dá conta mais de continuar com isso. Segundo o presidente da cooperativa, Rubens Andrade, só neste ano R$ 3 milhões do faturamento foram injetados nas fazendas, para cobrir o prejuízo dos produtores.

“Não tem como segurar o preço desse leite durante esses dois meses de novembro e dezembro”, afirma.

Na comparação com 1 ano atrás, a média de preços do leite em MG até aumentou em quase 40%, mas vale lembrar que o custo de produção subiu bastante no período.

Tristeza: Mais de 500 família deixam a atividade

Com informações do Globo Rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com