Leite: setor pede intervenção na compra de excedentes

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Durante audiência pública na Câmara, representantes do setor pediram mais apoio do Estado para conter a crise na cadeia de produção

Os desafios da cadeia do leite foram tema de uma audiência pública da comissão de desenvolvimento econômico, indústria, comércio e serviços da Câmara dos Deputados. Na ocasião, os produtores apontaram problemas, como a falta de infraestrutura e de assistência técnica, e as dificuldades com os preços do leite. Também foram apresentadas algumas sugestões para auxiliar a cadeia.

“Tem algumas coisas internamente que podem ser feitas. A nossa parceira Conab precisa intervir mais nesse mercado e comprar os excedentes lácteos no final do ano. A indústria hoje, totalmente descapitalizada, não tem como sustentar altos estoques durante meses. Esses leilões auxiliam muito para que nós tenhamos um preço ao produtor mais perene no ano inteiro”, destacou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

Já para o analista de comércio exterior do departamento de políticas públicas do Mapa, Eduardo Mazzoleni, a solução para crise do setor não passa pela intervenção do Estado.

“Não acredito nessa política de intervir nos preços. O que eu acredito é na competitividade. Produzir fazendo sobrar mais dinheiro na cadeia produtiva no Brasil do que nos países concorrentes. Que a gente saiba usar melhor o nosso solo, o nosso sol, a nossa chuva. Produzindo capineiras melhores. Pegar o exemplo de produtores que conseguem fazer isso para que a gente tenha uma produção melhor. Essa é a única alternativa que nós temos: sermos mais competitivos”, finalizou.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR