Líquido nos jarretes dos cavalos: o que pode ser?

Líquido nos jarretes dos cavalos: o que pode ser?

Jarrete
Foto Divulgação.

Acúmulo de líquido no jarrete, em geral, ocorre quando os cavalos são mantidos confinados, sem possibilidade de praticar exercícios físicos.

Trabalho com cavalos há mais de 15 anos e nunca vi acumularem líquido nos jarretes, inclusive potros e animais de diferentes genéticas, como está acontecendo com minha criação. Todo o plantel de cavalos é tratado com silagem e ração e, diariamente, solto por oito horas. O que pode ser?
Luíz Baêta, via Facebook

Acúmulo de líquido no jarrete, em geral, ocorre quando os cavalos são mantidos confinados, sem possibilidade de praticar exercícios físicos. Mas, como os animais ficam por oito horas soltos, é possível que o sintoma seja de ostiocondrite, doença que tem causas múltiplas, incluindo predisposição genética e desequilíbrios nutricionais e hormonais.

Para obter o diagnóstico correto, é indicado solicitar a avaliação de um médico veterinário, que deverá prescrever a realização de uma radiografia para analisar a escolha do tratamento mais adequado. Também é importante submeter os cavalos a outros exames laboratoriais, para a coleta de mais dados.

Mais informações podem ainda ser verificadas acessando os links a seguir:

Quanto à alimentação, recomenda-se atenção se à quantidade, qualidade e proporção de silagem e ração oferecida. Precisa atender as necessidades da criação sem excessos.

POR JOÃO MATHIAS

CONSULTORA: RAQUEL SOARES JULIANO, pesquisadora de sanidade animal e conservação in situ de RGA, e SANDRA APARECIDA SANTOS, pesquisadora de produção animal sustentável, Embrapa Pantanal, Rua 21 de Setembro, 1880, Caixa Postal 109, CEP 79320-900, Corumbá (MS), tel. (67) 3234-5800, www.embrapa.br/fale-conosco