Live aborda importância da Matriz Nelore na Pecuária

Live aborda importância da Matriz Nelore na Pecuária

PARTILHAR
live da raca nelore - matriz
Foto: Divulgação

Live promovida pela Compre Rural enalteceu a importância de se produzir boas fêmeas; Quando se inicia propriamente a seleção de uma matriz Nelore?

É hora de falar das “formas” da Pecuária brasileira – com essa afirmação é fácil dizer que a vaca é o maior patrimônio do pecuarista. Produzir um boi com ótimo peso de carcaça aos 24 meses de idade é impossível de conseguir sem uma boa matriz. A live contou com a participação de Antônio Carlos de Souza administrador do grupo Grandes Raçadores Nelore, Prof. Arley Coelho (Nelore Cabeceira), João Bonifácio Gonçalves (Consultor Pecuário), José Barros (Criador da raça Nelore) e Marcio Peruchi como mediador.

Entre os assuntos os participantes falaram sobre a importância de não se descuidar da reposição e o controle efetivo dos descartes para padronizar as fêmeas da fazenda. A vaca também precisa ser fértil, capaz de reduzir a idade entre os partos na propriedade – se possível deixando uma cria ao ano – e ser boa mãe, prevenindo problemas de parto e rendendo ótimas desmamas.

Características como a capacidade do Nelore em se adaptar a um ambiente mais restritivo, da fêmea se manter em boa condição corporal, do índice de fertilidade ser lá em cima com pouca exigência ambiental, de parir um bezerro vigoroso que logo parte pra primeira mamada, facilitada por serem pequenos, isso é uma vaca zelosa com a cria, fazem dessa vacada uma grande campeã no mundo pecuário

Outros assuntos debatidos:
  • Quando se inicia propriamente a seleção de uma matriz?
  • Onde começa essa seleção?
  • E em quais fases da vida dela deve ser avaliada com esse propósito?
  • seleção ao desmame por tipo (racial, estrutura, características sexuais e peso);
  • desempenho e fixação de tipo aos 18 meses;
  • aos 22/24 meses avaliação ginecológica e aptidão para reprodução;
  • comportamento no primeiro parto (leite, habilidade materna e produto)
  • reconcepção e intervalo entre partos;
  • 8) stayability e vida útil produtiva.

Se você perdeu a live, pode acompanhar através do link abaixo:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.