Lúdico da Bela: Nº 1 no Sumário de Reprodução Programada da ANCP

Lúdico da Bela: Nº 1 no Sumário de Reprodução Programada da ANCP

PARTILHAR
touro nelore Ludico da Bela
Touro Nelore Lúdico da Bela / Foto: Divulgação

Touro Nelore Lúdico da Bela é número 1 no Sumário de Touros da Reprodução Programada da ANCP, sumário Geral também destaca Avesso, Invite e Hamlet da Bela.

A Bela Alvorada – Nelore Zan é reconhecida por disponibilizar ao mercado animais de alto potencial genético, que, constantemente, ocupam lugares de destaque nos programas de melhoramento que participam. Desta vez, a Fazenda é número um na Reprodução Programada da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) com o touro Lúdico da Bela. O resultado foi divulgado na última semana, durante o lançamento do Sumário de Touros da Associação.

Com biotipo funcional aliado a excepcional avaliação genética, aprumos fortes e volume de carcaça, além de estar listado entre os primeiros colocados nos principais sumários da raça Nelore, Lúdico da Bela possui MGTe 23,74 TOP 0,1%; 3P – TOP 1% (Precocidade); STAY – TOP 0,5%; PAC – TOP 0,1% (Produtividade Acumulada) e P450 – 31,77 KG TOP 0,1%; PE 365 -TOP 5%.

SUMÁRIO DE TOUROS DA REPRODUÇÃO PROGRAMADA DA RAÇA NELORE (TOP 20% MGTe) – ORDENADO POR MGTe

sumario de touros ancp
Acurácia maior ou igual a 40% para MGTe, NF120 >= 50, NR120 >= 3, Nascidos a partir de 2001, Progênie nascida nos últimos 2 anos, 160 melhores para MGTe

Lúdico apresenta uma trajetória de sucesso no programa de Reprodução Programa da ANCP. Em 2016, o touro também foi um dos destaques daquela edição e, na ocasião, foi necessário doar mais sêmen devido à alta demanda. O touro teve seu estoque de 300 doses disponibilizadas esgotado em menos de 16 minutos no lançamento da RP.

Além de ter Lúdico como número um no Sumário da Reprodução Programada, a Bela Alvorada também se destacou com os touros Avesso, Invite e Hamlet da Bela no Sumário Geral da raça Nelore, comprovando força desta genética.

Destaque em Central

Lúdico da Bela é contratado da GENEX. A gerente de produto de corte da GENEX, Juliana Ferragute, destaca o fato de o Lúdico da Bela trazer em seu pedigree um pai proveniente de uma seleção moderna voltada para produção com a consistência genética do pedigree de sua mãe, que une Eslavo, Polonês e Avesso da Bela. “Nesse pacote juntamos um fenótipo que agrada aos olhos dos produtores de carne. Seus primeiros filhos estão desmamando esse ano e já vem confirmando essa superioridade genética, mostrando padronização e desempenho”, ressalta Juliana.

“A primeira coisa que nos chamou atenção no Lúdico foram suas avaliações genéticas nos principais programas de melhoramento da raça nelore. Na ANCP, ele é Top 0,1% com genômica e acurácia de 58%. No PMGZ e no Geneplus também é TOP 0,1%”, enfatiza a gerente da GENEX.

Agora, os filhos de Lúdico também estão agradando muito os técnicos e criadores. “Nossos touros de central apresentam aprumos fortes e corretos, uma característica fundamental para o bom desempenho reprodutivo a pasto. Como o pai, os filhos do Lúdico apresentam rápido crescimento, musculosidade, carcaça precoce, boa pigmentação e ótimos aprumos. Creio que muitos criadores estão comprando sêmen adotando como único critério a avaliação genética, que, sem dúvida, é importante. Entretanto, estão se esquecendo de verificar se esses touros têm ou não defeitos funcionais.

O Lúdico apresenta e transmite as características que o Nelore necessita para se reproduzir bem a pasto aliado a um alto desempenho”, comenta Flávio Aranha, proprietário da Bela Alvorada – Nelore Zan.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.