Lupion afirma que ‘não há consenso’ sobre mercado regulado de carbono

“Estamos buscando esse entendimento, há vontade, mas ainda não conseguimos condições para isso”, afirmou Lupion; confira

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (28), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), expressou que ainda não há consenso entre os membros do setor agropecuário sobre a participação no projeto que busca regulamentar o mercado de carbono no Brasil (nº 2.148/2015).

Lupion destacou que, embora o agronegócio já esteja envolvido no mercado voluntário de carbono, persistem dúvidas em relação ao modelo regulamentado proposto. Segundo o presidente da FPA, uma nova versão do texto foi apresentada durante a manhã, e análises estão sendo realizadas para compreender as implicações do projeto.

Estamos buscando esse entendimento, há vontade, mas ainda não conseguimos condições para isso”, afirmou Lupion, elogiando os esforços do relator do projeto na Câmara, deputado Aliel Machado (PV-PR). Ele ressaltou a importância de um diálogo paciente e a necessidade de tempo para criar métricas e avaliar se o projeto é benéfico para o setor.

Nós precisamos de tempo para criar as métricas e entender se o projeto pode ser bom para o setor. Tem duas semanas que o texto está na Casa e, portanto, necessita de diálogo para ser compreendido”, afirmou Pedro.

A reunião da FPA também abordou a “Pauta Verde“, que engloba projetos de lei relacionados à energia sustentável em tramitação no Congresso Nacional. Pedro Lupion mencionou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem a intenção de colocar as propostas em votação antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que tem início no fim desta semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O vice-presidente da FPA, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), também abordou questões importantes, como o projeto de lei que trata do combustível do futuro, propondo o aumento da mistura de etanol à gasolina e abordando temas como diesel verde e captura de gás carbônico. Jardim ressaltou a busca pela melhor solução em questões de extrema importância para o setor agropecuário, destacando o empenho da FPA em diversas frentes.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM