O caso foi registrado em Cunha, no interior do Estado, chama a atenção pelas semelhanças com o episódio das búfalas de Brotas.
Poucos meses após um caso de abandono e maus tratos com mais de mil búfalas, em Brotas (SP), chocar o país, a Polícia Ambiental do Estado flagrou, a partir de denúncia anônima, um rebanho de 302 bezerros, em sua maioria machos, em condições semelhantes, em uma fazenda em Cunha, também no interior paulista.
O responsável pela fazenda e pelos bezerros foi identificado e multado em R$ 906 mil e responderá a inquérito por crime de maus-tratos. Segundo os policiais que a atenderam à ocorrência, os animais foram encontrados sem alimento, sem água e com sinais de desnutrição. “Dava pra ver pelo porte dos animais, bem magros, e pelo local, totalmente cheio de lama, que não tinha alimentação suficiente”, relata o Cabo da Polícia Militar, Rodrigo Nunes, ao destacar que os bezerros também eram mantidos expostos ao sol e à chuva “Não tinham forças nem para levantar, tudo devido à falta de nutrição”, completa Nunes.
Dos 302 bezerros encontrados pela Polícia Ambiental, 295 ainda estavam vivos quando os voluntários chegaram à fazenda. Cinco deles, em estado avançado de desidratação e desnutrição. Os bezerros foram apreendidos e removidos para uma área da prefeitura, onde estão recebendo cuidados de força tarefa montada para resgatar os animais.
- Três novas rivais chegam para desafiar o reinado da Fiat Toro e “guerra” das picapes esquenta
- Quem foi Laucídio Coelho, o pecuarista que construiu um império de 870 mil hectares e 250 mil bovinos
- Apenas 3 minutos com pequenos cavalos foram suficientes para mudar o humor de adolescentes, revela estudo
- Insetos ajudaram a revelar “ouro branco” que hoje fortalece lavouras brasileiras
- Conheça o produtor que deu “porteirada histórica” e comprou 80 bezerras Girolando de uma só vez
Organizações não-governamentais estão auxiliando no trato dos animais. Uma delas é a Arca da Fé, que também atuou no resgate das búfalas de Brotas e de animais atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).
“Pelas condições que os animais formam encontrados, o cenário pra gente é o mesmo [de Brotas]. Até se comprar o caso de Brotas com Cunha, em Brotas eram 1.056 búfalas e muitas delas prenhas. Agora a gente tem um número reduzido e o número de animais mortos não chega nem perto da situação de Brotas, mas não deixa de ser um cenário de horror pra gente”, disse a ativista presidente da ONG, Vanessa Araújo.