Mais um silo de grãos explode, novo caso aconteceu no Mato Grosso

A estrutura de concreto tinha capacidade para armazenamento de 30 mil toneladas, sendo que cerca de 80% da capacidade estava sendo ocupada por grãos de milho.

Mais um silo graneleiro explodiu no Brasil. Na manhã desta quarta-feira (02), uma grande massa de poeira tomou conta dos arredores da cidade de Confresa, localizada ao norte do estado de Mato Grosso e distante cerca de 1mil quilômetros da capital Cuiabá. Após a explosão de um silo que fazia parte da estrutura de um armazém graneleiro recém-inaugurado no município.

A estrutura de concreto tinha capacidade para armazenamento de 30 mil toneladas, sendo que cerca de 80% da capacidade estava sendo ocupada por grãos de milho. A desintegração da estrutura, provocou uma zona de poeira e esparramo do cereal misturado aos restos das estruturas do silo.

De antemão, não se sabe quais seriam os motivos que conduziram a destruição da estrutura, para tal feito, são necessários estudos técnicos para avaliação e construção de possíveis causas para o desabamento da estrutura.

Segundo o site Repórter Agro, os responsáveis pela execução da obra foram procurados, mas até o momento não foram encontradas informações a respeito.

O armazém recentemente inaugurado na cidade de Confresa, faz parte de um investimento privado e contou com sua execução por uma construtora que não possui sede na cidade de Confresa. A unidade é de extrema importância para a região, uma vez, que supre parte das necessidades de armazenagem de grãos do Norte Araguaia.

Até a publicação desta matéria, não foram registradas vítimas, apenas danos materiais.

Explosão de silo em Palotina

A explosão em um silo da C. Vale em Palotina aconteceu na última terça-feira (26), causando a morte de nove trabalhadores – oito deles eram imigrantes haitianos – e deixando outras 11 pessoas feridas.

O corpo da última vítima, Wicken Celestin, foi localizado uma semana depois do acidente, na segunda-feira (31). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava em um túnel abaixo do armázem, sendo encoberto por dez mil toneladas de grãos, dificultando os trabalhos de resgate.

A C.Vale disse, por meio de nota, “que a explosão pegou em cheio o coração da cooperativa, que continua em luto”. O presidente da coorporativa, Alfredo Lang, assegurou que irá auxiliar as autoridades a identificar as causas do acidente.

Peritos da Polícia Científica iniciaram ontem os trabalhos que devem apontar a origem da explosão em Palotina, na região oeste do Paraná. Além da análise da estrutura da C. Vale, lasers e imagens 3D estão sendo utilizadas na investigação.

Uma das possibilidades é que a explosão ocorreu em um dos túneis da cooperativa agroindustrial C. Vale, por isso, nesses primeiros dias o trabalho está concentrado nessas áreas.

A trágica explosão de um silo na cidade de Palotina (PR) colocou em evidência os riscos de acidentes em ambientes de trabalho fechados e repletos de produtos inflamáveis, como são os silos e também boa parte das instalações industriais. Compreender as causas desse tipo de acidente e identificar medidas preventivas eficazes é vital para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade das instalações.

Com informações do site Repórter Agro

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM