PARTILHAR

Curso de manejo racional em mangueiro realizado no último final de semana na Fazenda Bálsamo da Marca Peixa traz à toda a preocupação com bem-estar animal.

Hoje a preocupação com bem-estar animal e pecuária sustentável fazem do Brasil o país com maior potencial de crescimento pecuário do mundo. A WWF já disse que o Pantanal é preservado graças a pecuária, o consumidor está cada dia mais preocupado em saber a origem do alimento que ele consome, essa preocupação da população vai do bem-estar animal até o impacto em que o sistema de produção trouxe para o ambiente que ele está inserido.

Projeto de parceria entre a Rebanho Assistência Veterinária e aplicado pelo Dr. Fernando Aono da Zoetis adicionou muito conhecimento prático aos alunos do curso de manejo racional em mangueira na Fazenda Bálsamo da Marca Peixe.

“O curso de manejo racional em mangueiro traz principalmente o respeito e bem-estar aos animais que estão sendo manejados, por consequência positiva, agrega melhor qualidade à carne ao consumidor final. Para o produtor rural um bom manejo do gado diminui a perda econômica no frigorifico, um animal mau embarcado e conduzido dentro do mangueiro desenvolve várias lesões que são posteriormente retiradas do animal diminuindo seu rendimento, consequentemente diminuirá o rendimento para o pecuarista”comentou Armando Pereira diretor da Rebanho Assistência Veterinária.

Leia também

Armando também ressalta – “Existem trabalhos científicos já publicados, relacionando o bem-estar animal com a maior índice de prenhez das fêmeas. Matrizes que entram mais calmamente e tranquilas no tronco durante o procedimento de IATF emprenham mais que outras que saem correndo e estressadas. O manejo racional melhora os processos de inseminação e embarque para o abate, gerando grandes ganhos para o produtor rural”.

“A pecuária moderna tem a margem de lucro cada vez menor, é preciso diminuir os custos e potencializar os ganhos”

Giulian Rios da Fazenda Bálsamo nos contou sobre o impacto que esse tipo de curso causa nas pessoas e nos animais dentro da fazenda.

“O curso trará impacto social nas pessoas que lidam com os animais no dia-a-dia, pois criará uma postura e comportamento diferente no pecuarista e funcionários. As pessoas vão ter que se adaptar aos novos conceitos para que se consiga resultado, depende da transformação dos envolvidos para seu crescimento pessoal. Outro fator que impacta bastante é o econômico, os resultados melhoram bastante depois que os conceitos do manejo racional são aplicados na prática, tanto para quem trabalha com engorda como na reprodução. Durante a nossa estação de monta conseguimos aumentar em mais de 10% nosso índice de prenhez nas fêmeas expostas ao procedimento de IATF, somente melhorando nosso manejo dentro do mangueiro”.

“O gado muda, melhora o desempenho dentro e fora do curral e não tem essa história de nelore bravo”.

Pecuaristas estão atentos a novas tecnologias

“O bem estar animal é um tema que vem sendo constantemente discutido por profissionais de campo, pesquisadores e fora do meio acadêmico. Esta onda positiva de informações, atinge diretamente o pecuarista que passa a ter mais conhecimento e consequentemente vem melhorando ou buscando melhorar a maneira com que se relaciona com o gado de sua fazenda. Investindo assim, cada vez mais na capacitação da mão de obra da sua propriedade. Entretanto, os métodos convencionais de manejo dos bovinos são culturais e ainda temos muito a evoluir” revelou Dr. Fernando Aono.

Zoetis é pioneira no bem-estar animal

“Na Zoetis procuramos levar boas soluções para as fazendas que assistimos. Acreditamos que a forma com que o homem se relaciona com os animais é parte fundamental de um sistema de produção eficiente. É sabido que um produto/medicamento para ser eficaz é preciso que se respeitem as indicações corretas. No entanto, o animal precisa estar saudável fisicamente e psicologicamente para que o produto estimule a resposta ideal. Conhecendo a importância do fator estresse para os animais em sistema de produção, a Zoetis investe em programas de capacitação que visam as boas práticas em fazendas, sendo o manejo racional de curral um desses trabalhos que desenvolvemos junto aos nossos parceiros e clientes” salientou Aono.

“Outro projeto recente da Zoetis é o “Manejo nada nas mãos” apresentado por Paulo Loureiro e Adriane Zart, uma nova forma de conduzir o gado no curral, trabalhando sempre em seu nível(a pé) e nada nas mãos” finalizou Dr. Fernando.

Confira nossa galeria de fotos do curso manejo racional em mangueiro

-- conteúdo relacionado --
Animais na Pista: Beleza Racial ou Beleza Funciona... Beleza racial ou beleza funcional é tema de palestra da InterCorte São Paulo, tema será discutido com a participação da ANCP e Nelore Mocho CV A ANCP...
Embrapa compara tratamentos para controle parasitá... O que é melhor? Remédios convencionais, homeopáticos ou fitoterápicos? Uma pesquisa realizada pela Embrapa e concluída recentemente comprovou a eficá...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com