Manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento”

Manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento”

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Patrocinado pela JBS, o livreto será distribuído aos participantes do evento que será realizado em Goiânia (GO) e estará disponível em todas as unidades da companhia

A 11ª edição da INTERCONF – Conferência Internacional de Pecuaristas, que será realizada nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro Convenções Goiânia (CCGO), será palco do lançamento do Manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (GRUPO ETCO), da UNESP de Jaboticabal (SP), com o patrocínio da JBS.

O manual, que tem como objetivo apresentar recomendações de boas práticas de manejo, com potencial para minimizar o risco de falhas de adaptação dos bovinos ao confinamento e evitar situações que resultam em sofrimento, será distribuído aos participantes do evento durante o Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades, que será promovido na tarde do segundo dia do evento.

Segundo os autores do manual, as recomendações apresentadas no material têm como base os resultados de pesquisas e experiências práticas e vivenciadas em confinamentos comerciais brasileiros nos últimos 10 anos, traçando estratégias de manejo que favorecem o processo de adaptação dos bovinos ao ambiente de confinamento, melhoram as condições do ambiente, com reflexos positivos na saúde e no desempenho dos animais, resultando em maior eficiência produtiva e melhores condições de vida para todos os envolvidos: humanos e animais.

“O bem-estar animal é um tema de grande importância para nós, tendo em vista que os consumidores e a sociedade têm cobrado da cadeia de produção uma postura mais responsável em relação aos animais. Temos desenvolvido diversas ações visando a conscientização e a informação para nossos fornecedores, e o manual é uma delas, que pretende levar estratégias e técnicas que reforcem a importância dos cuidados com os animais, além de garantir eficiência produtiva e sustentável aos produtores”, explica Fábio Dias, diretor de Relacionamento com o Pecuarista da JBS.

Além da distribuição do manual, o painel conta com três palestras dos autores do manual e membros do grupo ETCO, que tratarão de questões que envolvem o comportamento e o bem-estar animal.

O Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal, Mateus Paranhos da Costa ministrará a palestra “Bem-estar animal e sustentabilidade. Desafios e oportunidades para o pecuarista”. Em seguida a médica-veterinária e integrante do ETCO, Janaína da Silva Braga falará sobre “Monitoramento do bem-estar animal em confinamento: cada animal importa”.

Fechando as palestras do painel o tema “Porque se preocupar com o bem-estar de bovinos em confinamento é um bom negócio” será abordado pela zootecnista e também integrante do grupo ETCO, Fernanda Macitelli, que será seguido pelo debate “Como está a produção brasileira de carne bovina frente ao tema bem-estar animal”.

O evento conta com dois dias de palestras técnicas e apresentações de casos de sucesso separados em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências.

Paralelamente à programação técnica, a INTERCONF ainda promove uma feira de negócios, onde importantes empresas do agronegócio apresentam suas novidades e tendências para a pecuária. Esta edição conta com a presença da Minerva Foods, MSD Saúde Animal, DSM – Tortuga, ABS, Allflex, Bayer, Brutale, Casale, Estância Bahia, J.A Saúde Animal, Ourofino, Oxen Currais, XP Investimentos, Frigol, GEM Alimentos, Liberali, Sarfos e Sicredi.

As inscrições para a 11ª edição da INTERCONF podem ser feitas pelo site http://www.interconf.org.br/.

SERVIÇO
INTERCONF – Conferência Internacional de Pecuaristas 2018
Data: 11 e 12 de setembro
Local: Centro de Convenções de Goiânia (CCG, Rua 4, 1.400, Setor Central, Goiânia – GO)
Mais informações e inscrições: http://www.interconf.org.br

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com