
Máquina agrícola elimina até 100 mil ervas daninhas por hora graças a lasers de precisão, câmeras de alta resolução e sistema de inteligência artificial.
A Carbon Robotics, startup sediada em Seattle, nos Estados Unidos, construiu um robô agrícola que promete eliminar até 100 mil ervas daninhas por hora graças a lasers de precisão, câmeras de alta resolução e sistema de inteligência artificial (IA).
A Carbon Robotics é pioneira na próxima revolução na agricultura por meio da implantação de tecnologia e hardware inovadores. Ao alavancar a inteligência artificial e a tecnologia a laser, a abordagem revolucionária e de alta precisão da Carbon Robotics melhora o rendimento da colheita, oferece condições de trabalho mais seguras para os agricultores, reduz os custos gerais associados à agricultura moderna e cria caminhos sustentáveis para produtos regenerativos e orgânicos.
O robô conta com 12 câmeras inovadoras para as fileiras das lavouras. As imagens são avaliadas para o sistema de IA, que é capaz de identificar como plantas em tempo real. Quando uma erva daninha é detectada, um laser dispara e a mata instantaneamente.
O controle de ervas daninhas é uma das maiores dores de cabeça da agricultura. Aproveitando a inteligência artificial e a tecnologia a laser, a Carbon Robotics oferece controle de ervas daninhas sem produtos químicos e de plantio direto para culturas especiais. Nossas câmeras de alta resolução alimentam imagens em tempo real para um supercomputador de bordo que executa modelos de visão computacional para identificar plantações e ervas daninhas.
Lasers de alta potência então matam as ervas daninhas no meristema – sem prejudicar colheitas valiosas. A laserweeding funciona de dia ou de noite, em todas as condições meteorológicas. É uma solução de alta precisão que melhora o rendimento da colheita e reduz os custos gerais associados à agricultura moderna. Além disso, a laserweeding cria caminhos sustentáveis para a agricultura regenerativa e orgânica.
Paul Mikesell, CEO e fundador da startup, diz no site da empresa que uma IA e uma máquina de aprendizado de máquina estão criando eficiências em uma variedade de setores, incluindo o agrícola. “Nosso objetivo é criar ferramentas que abordem seus problemas mais desafiadores, incluindo o manejo e a eliminação de ervas daninhas.”

Segundo a empresa, o uso do robô permite que os agricultores usem menos herbicidas e reduzam a mão-de-obra para remover plantas indesejadas, além de criar caminhos sustentáveis para uma produção orgânica e regenerativa.
“Acho que esta será a maior revolução dos herbicidas na agricultura”, disse ao site Fast Company James Johnson, agricultor de quarta geração que administra uma fazenda do Novo México e teste o robô este ano.
A empresa diz que já estão esgotadas como 2.021 unidades produzidas da máquina, que leva o nome da Carbon Robotics Autonomous Weeder, mas aceita novas encomendas. O preço não foi divulgado.
Uma startup anunciou recentemente uma segunda rodada de financiamentos de US $ 27 milhões. Os responsáveis querem que o robô trabalhe com energias renováveis no futuro e afirmam que, após três a cinco safras, o investimento inicial na máquina pode ser recuperado.
BENEFÍCIOS PARA OS AGRICULTORES
UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RENDIMENTO E NA QUALIDADE DA COLHEITA
Os lasers deixam a microbiologia do solo intacta, ao contrário do preparo do solo. A falta de herbicidas e a destruição do solo abre o caminho para uma abordagem regenerativa, que leva a safras saudáveis e maiores rendimentos.
UMA REDUÇÃO NOS CUSTOS GERAIS
Os robôs automatizados permitem aos agricultores reduzir o custo altamente variável do trabalho manual, bem como reduzir o uso de insumos agrícolas, como herbicidas e fertilizantes. A mão-de-obra costuma ser o maior custo dos agricultores e os insumos agrícolas respondem por 28,2% de suas despesas totais. Reduzir custos nessas duas áreas é um grande benefício.
- Aprosoja Brasil: Carta Aberta em defesa da Energia Solar no Campo e da Lei nº 14.300/2022
- Suspeita de feno contaminado mata 5 cavalos e deixa 20 em estado grave em haras de Goiânia
- Grãos: venda da safra de soja 2024/25 em MT atinge 95,70%, diz Imea
- Resolução do CMN cria barreira geográfica ilegal e exclui produtores das novas oportunidades de renegociação das dívidas rurais
- Alexandre de Moraes suspende leis da “Taxa do Agro” em Goiás, atendendo pedido do PT
ADOÇÃO DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS REGENERATIVAS
Os produtos químicos tradicionais usados pelos agricultores, como os herbicidas, deterioram a saúde do solo e estão associados a problemas de saúde em humanos e outros mamíferos. Uma solução de gerenciamento de ervas daninhas autônoma movida a laser reduz ou elimina as necessidades de herbicidas dos agricultores.
UM CAMINHO ECONÔMICO PARA A AGRICULTURA ORGÂNICA
Um dos maiores obstáculos à agricultura orgânica é o controle de ervas daninhas com boa relação custo-benefício. Uma solução para o manejo de ervas daninhas que não requer herbicidas ou um aumento no trabalho manual fornece aos agricultores um caminho mais realista para classificar suas safras como orgânicas.