Máquina elimina até 100 mil ervas daninhas por hora

PARTILHAR

Máquina agrícola elimina até 100 mil ervas daninhas por hora graças a lasers de precisão, câmeras de alta resolução e sistema de inteligência artificial.

A Carbon Robotics, startup sediada em Seattle, nos Estados Unidos, construiu um robô agrícola que promete eliminar até 100 mil ervas daninhas por hora graças a lasers de precisão, câmeras de alta resolução e sistema de inteligência artificial (IA).

A Carbon Robotics é pioneira na próxima revolução na agricultura por meio da implantação de tecnologia e hardware inovadores. Ao alavancar a inteligência artificial e a tecnologia a laser, a abordagem revolucionária e de alta precisão da Carbon Robotics melhora o rendimento da colheita, oferece condições de trabalho mais seguras para os agricultores, reduz os custos gerais associados à agricultura moderna e cria caminhos sustentáveis ​​para produtos regenerativos e orgânicos.

O robô conta com 12 câmeras inovadoras para as fileiras das lavouras. As imagens são avaliadas para o sistema de IA, que é capaz de identificar como plantas em tempo real. Quando uma erva daninha é detectada, um laser dispara e a mata instantaneamente.

O controle de ervas daninhas é uma das maiores dores de cabeça da agricultura. Aproveitando a inteligência artificial e a tecnologia a laser, a Carbon Robotics oferece controle de ervas daninhas sem produtos químicos e de plantio direto para culturas especiais. Nossas câmeras de alta resolução alimentam imagens em tempo real para um supercomputador de bordo que executa modelos de visão computacional para identificar plantações e ervas daninhas.

Lasers de alta potência então matam as ervas daninhas no meristema – sem prejudicar colheitas valiosas. A laserweeding funciona de dia ou de noite, em todas as condições meteorológicas. É uma solução de alta precisão que melhora o rendimento da colheita e reduz os custos gerais associados à agricultura moderna. Além disso, a laserweeding cria caminhos sustentáveis ​​para a agricultura regenerativa e orgânica.

Paul Mikesell, CEO e fundador da startup, diz no site da empresa que uma IA e uma máquina de aprendizado de máquina estão criando eficiências em uma variedade de setores, incluindo o agrícola. “Nosso objetivo é criar ferramentas que abordem seus problemas mais desafiadores, incluindo o manejo e a eliminação de ervas daninhas.”

Robô possui 12 câmeras movimento para as fileiras das lavouras (Foto: Carbon Robotics / Divulgação)

Segundo a empresa, o uso do robô permite que os agricultores usem menos herbicidas e reduzam a mão-de-obra para remover plantas indesejadas, além de criar caminhos sustentáveis ​​para uma produção orgânica e regenerativa.

“Acho que esta será a maior revolução dos herbicidas na agricultura”, disse ao site Fast Company James Johnson, agricultor de quarta geração que administra uma fazenda do Novo México e teste o robô este ano.

A empresa diz que já estão esgotadas como 2.021 unidades produzidas da máquina, que leva o nome da Carbon Robotics Autonomous Weeder, mas aceita novas encomendas. O preço não foi divulgado.

Uma startup anunciou recentemente uma segunda rodada de financiamentos de US $ 27 milhões. Os responsáveis ​​querem que o robô trabalhe com energias renováveis ​​no futuro e afirmam que, após três a cinco safras, o investimento inicial na máquina pode ser recuperado.

BENEFÍCIOS PARA OS AGRICULTORES

UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NO RENDIMENTO E NA QUALIDADE DA COLHEITA

Os lasers deixam a microbiologia do solo intacta, ao contrário do preparo do solo. A falta de herbicidas e a destruição do solo abre o caminho para uma abordagem regenerativa, que leva a safras saudáveis ​​e maiores rendimentos.

UMA REDUÇÃO NOS CUSTOS GERAIS

Os robôs automatizados permitem aos agricultores reduzir o custo altamente variável do trabalho manual, bem como reduzir o uso de insumos agrícolas, como herbicidas e fertilizantes. A mão-de-obra costuma ser o maior custo dos agricultores e os insumos agrícolas respondem por 28,2% de suas despesas totais. Reduzir custos nessas duas áreas é um grande benefício.

ADOÇÃO DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS REGENERATIVAS

Os produtos químicos tradicionais usados ​​pelos agricultores, como os herbicidas, deterioram a saúde do solo e estão associados a problemas de saúde em humanos e outros mamíferos. Uma solução de gerenciamento de ervas daninhas autônoma movida a laser reduz ou elimina as necessidades de herbicidas dos agricultores.

UM CAMINHO ECONÔMICO PARA A AGRICULTURA ORGÂNICA

Um dos maiores obstáculos à agricultura orgânica é o controle de ervas daninhas com boa relação custo-benefício. Uma solução para o manejo de ervas daninhas que não requer herbicidas ou um aumento no trabalho manual fornece aos agricultores um caminho mais realista para classificar suas safras como orgânicas.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com