Marca cria hambúrguer com ‘sabor de carne humana’

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Uma empresa criou um hambúrguer vegano com gosto de carne humana e, pasmem, recentemente ganhou um prêmio. Qual será o limite para os Plant-Based ?

A fim de oferecer uma nova experiência aos consumidores, a empresa sueca Oumph! desenvolveu o Human Meat Plant-Based Burger, um hambúrguer feito à base de plantas e que a marca diz ter sabor de carne humana. Segundo a empresa, o ‘hambúrguer de carne humana’, foi criado para as pessoas que queiram provar carne humana falsa. Qual será o limite para essas “criações”?

Quando ficamos sabendo de algo sobre “carnes que não são carnes”, normalmente pensamos em produtos voltados para os consumidores veganos. Mas, será que existem veganos canibais entre nós? Um pequeno anúncio do sanduíche apresentava música assustadora, cenas sombrias e uma narração sinistra, com o aviso na legenda: “Nenhum humano foi ferido na preparação desse hambúrguer”.

O hambúrguer é feito com soja, cogumelos, proteína de trigo e “gorduras à base de plantas e uma misteriosa mistura de especiarias”, segundo a companhia. O produto foi desenvolvido como uma edição especial, e ficou disponível para os clientes durante o Halloween, em Estocolmo, na Suécia.

Desenvolvemos o hambúrguer em pouco tempo, assim que sabíamos o sabor e a textura que procurávamos“, disse Anders Linden, co-fundador da Oumph! “Nenhum humano foi ferido no desenvolvimento deste produto”, destaca.

Para promover a carne humana fake, a empresa lançou um anúncio “sombrio”, desenvolvido pela agência LOLA MullenLowe, a fim de “convencer” os amantes de carne de que os produtos à base de plantas podem “replicar o sabor de qualquer carne”. A campanha foi premiada na última edição do festival Cannes Lions, que destaca as principais ações do marketing criativo.

“Esta é a nossa melhor e estranha maneira de mostrar que é possível criar qualquer tipo de alimento usando apenas plantas”, afirma Anders Linden, cofundador da marca. Ele ainda observa que, apesar da iniciativa ser um “pouco assustadora”, é a prova do potencial da carne à base de plantas.

A LOLA MullenLowe, agência de publicidade por trás da campanha, disse que queria “convencer” os amantes de carne de que os produtos à base de plantas poderiam “replicar o sabor de qualquer carne”.

“E, claro, uma solução foi fazer um saboroso hambúrguer de carne humana à base de plantas”, disse Tomas Ostilglia, diretor criativo da LOLA MullenLowe. A campanha publicitária levou a prata no Cannes Lions Festival.

E como sabem que tem gosto de carne de humana?

Garanto que essa deve ter sido uma de suas primeiras indagações ao começar a ler este artigo. Na época do lançamento do hambúrguer com sabor de carne humana, o Instagram da Oumph! foi tomado por pessoas com esse mesmo questionamento.

A empresa se limitou, basicamente, a dizer que chegou ao sabor final após passar inúmeras horas pesquisando.

Anders Linden, o chef que participou do processo de desenvolvimento da novidade inusitada, disse à época que não era preciso ninguém se preocupar. “No fim do dia, ninguém vai morrer. Ninguém vai para a cadeia”, afirmou.

Sobre o processo de desenvolvimento do hambúrguer, Linden não revelou nenhum detalhe. Até hoje, o que se sabe é que ele usou diversos temperos secretos em sua receita. Contudo, ele sempre fez questão de deixar claro que nunca experimentou um bife de carne humana de verdade.

Durante a maior parte do ano – e especialmente quando não está focada em fazer com que consumidores experimentem a própria espécie – a Oumph! produz almôndegas, salsichas, costeletas e döner kebabs veganos. O prêmio recebido em Cannes foi um troféu de prata na categoria Brand Experience & Activation.

Como empresa, a intenção da Oumph! é mesmo criar versões à base de plantas de diferentes carnes. O primeiro produto lançado pela marca na Suécia foi uma carne de porco desfiada. Em pouco tempo, a empresa começou a expandir pela Europa, incluindo mercados na Holanda, Reino Unido e Alemanha.

Em 2020, as vendas da marca no Reino Unido aumentaram 400% e, no início deste ano, a Oumph! expandiu pela primeira vez para fora da Europa, lançando produtos na Austrália.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com