Maturação é decisivo na qualidade das sementes de soja

Maturação é decisivo na qualidade das sementes de soja

PARTILHAR
Maturação-é-decisivo-na-qualidade-das-sementes-1
Fonte: Ricardo Bagateli

Confira o que ocorre no momento da maturação das sementes, fase é determinante para a qualidade e fertilidade dos grãos.

Por Ricardo Bagateli

A degradação de clorofila das plantas é um processo de remobilização, onde se prioriza a lei da conservação da energia (tudo se transforma). Isso se dá em função da atividade de enzimas (clorofilase, magnésio quelatase, etc) que degradam a clorofila e nas sementes de soja acarretam sua coloração amarelada. 

Quando ocorre morte prematura das plantas ocasionadas por estresse hídrico, problemas radiculares ou queda das folhas (inclusive por uso de dessecantes), o processo de maturação é acelerado ou interrompido. Esta condição obriga a planta a cessar a atividade das enzimas antes de toda clorofila ser degradada. Esse processo é dependente da interação do genótipo com o ambiente, sendo agravado quando ocorre conjuntamente com altas temperaturas. 

O excesso de clorofila não degradada causam danos oxidativos (pela presença radicais livres, pois a clorofila é uma molécula altamente reativa), acelerando a deterioração, tanto para produção de grãos quanto para sementes. 

efeito-das-sementes-esverdeadas-na-qualidade-de-sementes-de-soja
Fonte: Ricardo Bagateli

Na produção de sementes, a presença de clorofila impacta diretamente sobre a qualidade fisiológica e esse impacto, por sua vez, é maior quanto mais elevado for o índice de sementes esverdeadas e quanto maior a intensidade da tonalidade do verde nos cotilédones. Esse impacto negativo se dá na redução da taxa de germinação e do nível de vigor. Lotes com sementes verdes perdem potencial de armazenamento mais rapidamente, ocasionando descartes elevados no pós beneficiamento.

Presença de sementes verdes no lote é sinal de problemas na maturação, indicando baixa qualidade. Evite seu uso!! 

efeito-das-sementes-esverdeadas-na-qualidade-de-sementes-de-soja
Fonte: Ricardo Bagateli

Na indústria, os grãos verdes ocasionam elevadas perdas porque o óleo com elevado teor de clorofila sofre redução em sua estabilidade oxidativa levando a rancificação e reduzindo a vida útil de prateleira. O óleo fica com tonalidade esverdeada e para remoção desses pigmentos verdes empregam-se agentes clarificantes, elevando o custo de refinação.

efeito-das-sementes-esverdeadas-na-qualidade-de-sementes-de-soja
Fonte: Ricardo Bagateli

No Paraná e Paraguai onde as colheitas estão acontecendo de forma antecipada ocasionadas pelas condições climáticas, a atual safra esta sendo marcada pela presença de grãos esverdeados, chegando a mais de 25% para algumas cultivares. Para o agricultor, isso ocasiona descontos por ocasião da entrega dos grãos nos silos, além das perdas de produtividade já ocorridas no campo. 

Ricardo Bagateli
Engenheiro Agrônomo, atua como pesquisador e consultor no Brasil e Paraguai com experiência em produção vegetal, IG.

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.