Mega trator ‘faz tudo’ chega ao Brasil; veja operação

Mega trator ‘faz tudo’, medalha de ouro na Agritechnica 2022, chega ao Brasil para testes; operação da máquina foi registrada no Mato Grosso

O mundo das máquinas agrícolas é algo que encanta os operadores e todos aqueles envolvidos no campo. Não há o que discutir o quanto a tecnologia vem evoluindo a passos largos e, claro, permitindo maior comodidade e precisão nos trabalhos que são feitos. Recentemente uma empresa venceu o Prêmio Inovação da Agritechnica 2022 – maior feira do mundo de tecnologia e engenharia agrícola, que ocorre em Hannover, no norte da Alemanha – com um Mega trator que ‘faz tudo’, com formato diferente onde, durante a operação, você pode acoplar módulos para trabalhar em diferentes etapas de cultivo.

O NEXAT System Tractor, um veículo de transporte que que pode ser usado para todos os trabalhos, desde a lavoura e semeadura até a pulverização e colheita. Em vez do transporte convencional, são transportados os implementos para lavoura e cultivo. Isso leva a uma maior eficiência em comparação com as combinações de trator e implemento rebocado.

Foto: Divulgação

No Brasil a máquina está em testes, sendo testada com um operador no volante, considerando que a máquina é autônoma. Quem está gravando o vídeo é Dorair André Dognani da Fazenda Imbu, de Rondonópolis, o agricultor planta cerca de 18 mil hectares todo ano. No vídeo e possível ver que o tempo de descarga da máquina impressiona o agricultor, em menos de um minuto a máquina consegue descarregar no caminhão mais de 24 toneladas de soja.

Confira o vídeo da operação no Brasil. Segundo informações a máquina foi trazida ao Brasil em uma parceria da NEXAT e Guimáquina Implementos Agrícolas que representa a Jacto na região de Rondonópolis, Mato Grosso.

A máquina de trabalho foi concebida como autônoma, sem operador, com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo. Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. A máquinaa é elétrica.

Com o módulo de colheitadeira integrado, a máquina atinge rendimentos de grãos de 130 a 200 toneladas/hora. Com o novo conceito de debulha, é utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas atuais.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM