Vídeo: Mega trator “faz tudo” é lançado e tem super motor

O modelo gerencia todos os aspectos de uma operação agrícola, incluindo preparação de solo, semeadura, pulverização e colheita. Confira o vídeo!

O foco do prêmio, a medalha de ouro da Agritechnica Innovation 2022, é o desenvolvimento de uma produção agrícola globalmente inovadora e holística sistema baseado em um veículo transportador intercambiável de grande alcance acionado eletricamente. Isto mesmo, o “trator com sistema tudo-em-um” cuida de todas as etapas do trabalho, desde o cultivo do solo até a semeadura, proteção de cultivos e colheita.

Para isso, a tecnologia da máquina necessária na cada caixa pode ser instalada modularmente no trator do sistema através de um sistema de troca rápida; material rodante adicional e separado não é mais necessário. Pela constante constante largura de trabalho (6-24 m), o novo sistema de produção de culturas garante o uso total Controlled Traffic Farming (CTF) e está preparado para total autonomização.

Com o que chama de “revolução próxima” a máquina foi uma das grandes premiadas na Agritechnica 2022, maior feira do mundo de tecnologia e engenharia agrícola, que ocorre em Hannover, no norte da Alemanha.  Na Nexat-Systemtraktor as ferramentas para o trabalho na lavoura são transportadas em vez de serem puxadas como de costume e para trocar de módulo/função uma pessoa consegue fazer sozinha, em menos de 10 minutos.

Isso aumenta a eficiência em comparação com combinações de tratores. Na versão de 14 metros, 95% de toda a área cultivável nunca sofre compactação, devido ao sistema, que abre um alto potencial de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente, além do peso da máquina ser menor, até 40% menos

A máquina de trabalho foi concebida como autônoma, sem operador, com um sistema de sensores que avaliam o ambiente e uma cabine que pode ser girada em 270° para monitoramento do processo. Também é possível ter a condução manual do veículo durante o transporte. Os dispositivos integrados são acomodados entre as quatro grandes unidades de fita alimentadas eletricamente, que podem ser giradas 90° para viagens na estrada. A máquinaa é elétrica.

Atualmente, os geradores são alimentados por dois motores diesel de 550 cv, controlados de forma independente, mas o sistema já está preparado para operação com célula a combustível, com hidrogênio verde. Com isso as emissões de CO2 são 50% menores.

Veja no vídeo a máquina operando no campo:

Com o módulo de colheitadeira integrado, a máquina atinge rendimentos de grãos de 130 a 200 toneladas/hora. Com o novo conceito de debulha, é utilizado um rotor axial de 5,8 m de comprimento, disposto transversalmente ao sentido de marcha. Isso atinge cerca de duas vezes o desempenho de debulha das máquinas convencionais e cria as condições para uma distribuição uniforme de palha com dois picadores, mesmo com uma largura de corte de 14 m.

Um armazenador de grãos de 36 m³ está disponível para que a colheitadeira não precise de um veículo de carga acompanhando. A taxa de descarga alta faz com que o processo leve apenas cerca de um minuto. 

Entretanto, ainda segundo as divulgações, por mais que os agricultores modernos queiram muito ter um desses em seus campos, o valor não foi divulgado. Mas poderá estar presente em breve aqui no Brasil.

© NEXAT GmbH
© NEXAT GmbH
© NEXAT GmbH
© NEXAT GmbH
© NEXAT GmbH
© NEXAT GmbH

A empresa NEXAT foi fundada em 2017 pela Kalverkamp Innovation GmbH e é exclusivamente dedicado ao desenvolvimento, produção e distribuição do novo processo de produção da planta. Ao fazê-lo, a jovem empresa baseia-se na Kalverkamp mais de 50 anos de experiência em desenvolvimento e consultoria, que se expressa em vários desenvolvimentos de produtos para máquinas agrícolas líderes internacionais fabricantes.

Na feira líder mundial em tecnologia agrícola, Agritechnica, o sistema NEXAT será apresentado a partir de 27.02. para 05.03.2022 para o audiência de comércio internacional pela primeira vez.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM