Mestrado em Agronegócio brasileiro impressiona suíços

Mestrado em Agronegócio brasileiro impressiona suíços

PARTILHAR
foto ufgd professores suica
Foto: Divulgação

Modelo de Mestrado em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) impressiona suíços.

Entre os dias 01 e 07 de outubro, um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Ambientais, Sociais e Econômicas – NUPASE/UFGD realizou viagem para Zurique, Suíça. Na oportunidade, os pesquisadores visitaram a ZWAH Zurich University of Applied Sciences. Este encontro teve como principal objetivo alinhar um projeto conjunto de pesquisa sobre a sustentabilidade das cadeias produtivas do agronegócio Brasileiro. O projeto está em fase de elaboração e será submetido para captação de recursos financeiros externos.

Além disso, o encontro possibilitou trocas de experiências entre os modelos de mestrado brasileiro e suíço.

O grupo brasileiro apresentou para os professores suíços, o modelo e a estrutura do mestrado em Agronegócios da UFGD e, segundo relatos dos próprios professores suíços, o modelo e a estrutura do mestrado em Agronegócios/UFGD está a frente dos modelos utilizados por eles.

Ficou acordado que assim que houver uma formalização das parceiras institucionais entre ZWAH e UFGD, tratativas para elaboração de um mestrado ‘double degree’ serão iniciadas. Também ficou acordado que haverá possibilidades para intercâmbio de mestrandos entre as duas universidades.

Durante a visita, o grupo de pesquisadores brasileiros apresentou para a estudantes e professores da ZWAH uma palestra sobre a sustentabilidade do agronegócio Brasileiro. Também houve reuniões entre o grupo brasileiro e representantes do Federal Office for Agriculture (equivalente ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil). Na oportunidade, foram discutidas estratégias para melhorar as exportações suíças dos produtos do agronegócio brasileiro.

O grupo brasileiro foi composto pelos professores Clandio Favarini Ruviaro, João Augusto Rossi Borges, Carla Heloisa de Faria Domingues e Marcelo Corrêa da Silva.’

Via UFGD

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.