Milhão Ingredients confirma aquisição de mega fábrica

A Milhão Ingredients confirmou o acordo para adquirir a unidade de processamento de milho da Louis Dreyfus Company (LDC) em Rio Verde (GO), como havia sido previamente informado. O pedido de análise da transação foi encaminhado ao Cade na noite passada; confira

Após receber investimento da Amaggi, que se tornou sua sócia no início deste mês, a Milhão Ingredients confirmou o acordo para adquirir a unidade de processamento de milho da Louis Dreyfus Company (LDC) em Rio Verde (GO), como havia sido previamente informado. O pedido de análise da transação foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na noite passada. O montante da transação não foi revelado.

A Milhão é especializada na produção de ingredientes à base de milho convencional certificado e planeja aumentar sua capacidade de produção com a nova planta adquirida, chegando a 280 mil toneladas por ano. Fundada em 2002 pelos irmãos Leandro e Luciano Carneiro, a empresa registrou um faturamento de R$ 730 milhões em 2023, exportando para 60 países e contando com clientes de peso, como Nestlé, Kellogg’s, PepsiCo, Mars, Royal Canin, General Mills, BRF, M. Dias Branco, Heineken e Ajinomoto.

Segundo informações do material institucional da empresa, os irmãos Carneiro iniciaram o negócio com um capital inicial de R$ 60 mil e sem experiência no setor, atendendo a uma sugestão do pai para adquirir uma fábrica de milho com problemas financeiros em Inhumas (GO).

Ao longo dos anos, a empresa evoluiu de uma simples comercialização de flocos de milho para o Nordeste para se tornar um fornecedor de ingredientes especiais, livres de transgênicos, para alimentação humana e animal, bem como para as indústrias farmacêutica e química. Hoje, possui um portfólio de 40 produtos.

Para garantir a escala e qualidade da matéria-prima para o processamento, a firma estabeleceu parcerias com 180 produtores goianos, que juntos cultivam 42 mil hectares. Assim, fornece insumos, assistência técnica e oferece incentivos financeiros pela qualidade e produtividade do milho fornecido. De acordo com a empresa, todo o processo produtivo é monitorado, desde a seleção das sementes até a escolha dos grãos.

A Milhão afirma que o acordo com a Amaggi não afetou a gestão da empresa, que continua sob o controle dos irmãos Carneiro, mas agregou expertise em governança e processos. Por sua vez, a LDC já havia anunciado a venda de todas as operações adquiridas da Kowalski Alimentos como parte de uma estratégia de negócios. Além da unidade em Rio Verde, a LDC também vendeu a planta de Apucarana (PR) no mês passado para a Baxi Foods, empresa controlada pelos mesmos acionistas da Nutri Agroindústria.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM