Agência de Agropecuária da BA faz alerta para o surgimento de moscas que matam animais e até humanos; O grande impacto negativo é alarmante e ascende o alerta!
Um poderoso vetor de transmissão de doenças tem se multiplicado por várias regiões da Bahia e os produtores contabilizam os prejuízos dos reincidentes ataques que já ultrapassam noventa dias, tempo muito maior do que o registrado em anos anteriores.
É a mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans), que molesta gado, equinos, galináceos, cachorros, gatos e também o ser humano com picadas dolorosas e capazes de provocar definhamento e até a morte das vítimas que perdem peso rapidamente.
O diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, informou que tem intensificado a realização de blitzes fixas e móveis para averiguar o transporte correto e a apresentação das Guias de Transporte Residuais (GTR) das camas-de-aviário.
Os especialistas reforçam que nos períodos chuvosos, quando são registradas alta umidade e baixa temperatura, também é alta a proliferação dos insetos, considerados vampiros, pois se alimentam do sangue das vítimas, especialmente os animais de criação.
Ações educativas também estão programadas, a exemplo da distribuição de folders orientando o manejo adequado para conter a proliferação da espécie, responsável ainda pelo ataque às lavouras de mamão, café, cana-de-açúcar, entre outras culturas em Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Valença, Tancredo Neves, Mucuri e outras cidades.
Ataque da mosca-do-estábulo causa morte de gado em propriedades
Segundo os produtores, mais de 150 animais morreram do ataque das moscas este ano na região. Muitos criadores têm desistido da criação. É comum encontrar pastos abandonados que antes serviam de alimento para o gado e que agora viraram depósito de ossos dos animais mortos.
O criador Júnior da Silva perdeu nos últimos dias 15 cabeças de gado. Fotos mostram alguns animais tomados por moscas.
Em outro sítio, a caseira Nilva Firmino também registrou o ataque das moscas. A parede da casa ficou repleta do inseto. “Elas juntam em cima de você e te picam. Doi, sangra. Pra tirar leite elas estão te picado, picando a vaca. A gente teve vontade de desistir porque o animal começa a morrer”, diz.
- Abertas as inscrições para participação dos búfalos na Fenasul Expoleite
- BrasilAgro cancela venda milionária de fazenda na Bahia após comprador entrar em RJ
- FMI corta previsão para economia global, mas eleva PIB do Brasil
- Embrapa Soja alerta para o avanço do carururoxo, erva daninha altamente agressiva
- Lula critica ameaças de Trump ao mundo e defende papa Leão XIV



Os pesquisadores advertem que produtos comerciais com o princípio ativo têm demonstrado eficácia reduzida em surtos do inseto.
“É de se esperar que ao longo dos anos ocorra a seleção de moscas resistentes, é uma seleção genética. A pesquisa confirmou que essa situação já é uma realidade complexa e de difícil reversão”, afirma Thadeu Barros, veterinário e entomologista da Embrapa, responsável pelo estudo de avaliação da suscetibilidade de adultos e larvas a inseticidas.
A mosca-dos-estábulos tem aproximadamente o tamanho e a aparência geral de uma mosca comum, alimentando-se principalmente de mamíferos, como equinos, suínos e bovinos, além de picar os cães e o próprio homem.
- Ana Castela compra “caminhonete de fazendeiro” de R$ 700 mil e modelo impressiona pelo tamanho e força bruta
- Como a gigante sucuri-verde domina jacarés adultos na Amazônia e revela força impressionante
- Leite direto da fazenda e carne de qualidade: o estilo de vida rural de Erling Haaland; vídeo
- Fazenda em formato de violão com 7 mil árvores emociona o mundo com história real de amor
- A única polícia do mundo que usa búfalos para combater o crime – e o motivo impressiona
O dano direto causado pela picada dolorosa causa irritação e perda de sangue dos animais, que podem diminuir o peso entre 15% e 20% e provocar uma queda de até 60% na produção de leite.
Ainda não existem estimativas sobre os prejuízos indiretos, os quais incluem a transmissão de patógenos, problemas reprodutivos e mortalidade por doenças secundárias, dentre outros.
Fonte: Bnews