Municípios produtores de café e laranja são atingidos por granizo e forte chuva

Com os estragos vamos aguardar e começar a entrar com preventivo, curativo e amenizar a situação das lavouras”, afirma o produtor.

Nesta segunda-feira (3), no sul de Minas Gerais uma forte chuva de granizo atingiu áreas de produção agrícola, lavouras de café, laranja e abacate.

Crédito: Divulgação

Na região, a chuva continua com volumes expressivos em áreas extensas e segundo o do Sindicato Rural de Campanha/Minas Gerais, a produção pode ser comprometida.

Crédito: Divulgação

“Uma boa parte das lavouras foram totalmente danificadas. A minha propriedade mesmo pegou bastante, realmente foi muito forte. Estava com uma expectativa, uma florada muito boa porque tinha chovido, vamos ver a consequência disso agora, mas com certeza é queda.

Crédito: Divulgação

Boa parte dos municípios da região do Sul de Minas foram afetados. Os estragos temos que aguardar amanhã e já começar a entrar com preventivo, curativo e amenizar a situação das lavouras”, afirma o produtor Romeu Andrade Mendes Filho.

Crédito: Divulgação

Situação de Alerta

De acordo com as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) as áreas que foram atingidas, ainda se encontram com formação de nuvens e instabilidade, o que favorece tempestades e ventos de 60-100km/h.

Inmet

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, alerta o setor produtivo da área para o risco de granizo devido ao avanço da umidade e temperaturas elevadas. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o alerta oficial na página do Inmet. 

A tendência para os próximos dias no estado de Minas Gerais é que a chuva continue e ganhe intensidade tanto no centro-sul do Espírito Santo, São Paulo e no Rio de Janeiro, mas com volumes mais baixos, com acumulados entre 30mm e 50mm.

Outra áreas como Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão, o Inmet emitiu aviso de alerta. No Centro-oeste h´a também previsão de chuva em forma de tempestade só que de forma isolada. Para o Sul do Brasil a previsão de chuva não é expressiva mas com possíveis alterações para os próximos dias.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM