Na reta final, colheita da safra de soja chega a 82% da...

Na reta final, colheita da safra de soja chega a 82% da área em MS

Foto: Divulgação

A colheita da safra de soja 2016/2017 se aproxima do fim em Mato Grosso do Sul. Balanço divulgado nesta quarta-feira (15) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) aponta que já foi colhida 82% da área de soja monitorada pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta criada e mantida pela entidade.

Conforme o levantamento, a região sul está com porcentagem média de área colhida mais avançada, com 86,3%.Já a região norte está com 75,6% e, logo atrás, a região centro, com 74,3 % de sua área colhida.

Avanço da colheita

As informações do Siga MS ainda apontam que a colheita evoluiu de forma significativa. As chuvas ocorreram em menor volume nas regiões centro e sul do Estado, e os produtores aproveitaram as condições climáticas favoráveis para conduzir os trabalhos da colheita de forma eficaz. A projeção é que a MS encerre a colheita na primeira quinzena de abril.

Em comparação aos dados da safra 2015/2016, estima-se até o momento que MS teve 2,5 milhões de hectares plantados de soja no ciclo 2016/2017, aumento de 2,4% em relação à safra anterior, passando de 2,46 milhões de hectares para 2,52 milhões de hectares.

Com isso, houve acréscimo de 7,4% em relação à projeção da produção do grão. Na safra 2015/2016 o volume final obtido foi de 7,601 milhões de toneladas e, agora, estima-se produção final de 8,165 milhões de toneladas. A estimativa de produtividade também teve acréscimo, de 4,9%, sendo que antes tinha projeção de 51,5 sc/ha e, agora, é estimada em 54 sc/ha.

Plantio do milho

O plantio do milho 2ª safra já foi realizado em 75,2% da área acompanhada pelo Siga MS. A região sul tem a semeadura mais avançada, com porcentagem média de área plantada de 77%, enquanto o norte está com 74% e a região centro com 72,5%.

Para o milho 2ª safra 2016/2017 a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área de 1,800 milhões de hectares e a projeção é que o volume de grãos seja de aproximadamente 9,180 milhões de toneladas, com produtividade média estimada em 85 sc/ha.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Aprosoja/MS, Liana Feitosa.

-- conteúdo relacionado --
A um passo do fim, colheita da soja chega a 99% em... Dos 44 municípios sul-mato-grossenses acompanhados pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), somente oito ainda não finalizaram ...
Nascem primeiros animais com sangue brasileiro na ... Exportação de sêmen Gir Leiteiro foi feita em 2015 pela ABS. Exemplares nascidos servirão de vitrine para a genética brasileira. Já fazem sucesso ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com