Nova Amarok fica maior e mais agressiva; Veja as fotos!

PARTILHAR
Foto Divulgação.

A nova Amarok será lançada no mercado global em 2022 com uma série de novos recursos. Em termos de potência, a nova Amarok 2023 terá o motor V6-TDI. 

O motivo é que a construção da Nova Amarok segue o padrão das picapes médias de chassi de longarinas, ou seja, tem caçamba de carga separada. O conforto, o conceito operacional, a conectividade e o ambiente no interior completamente novo garantem que o novo Amarok eleve a referência para pick-ups de uma tonelada a um nível totalmente novo. Inúmeras funções de conveniência dará à picape características offroad ainda melhores do que as gerações anteriores, graças à maior distância ao solo.

Importante lançamento para o mercado global de picapes médias, a nova geração da Volkswagen Amarok aos poucos vai se tornando conhecida. Já foi antecipada através de esboços divulgados pela própria marca e aparece agora representada em projeção com design pra lá de agressivo. Será lançada nos próximos meses e trará avanços consideráveis após 12 anos de lançamento da primeira geração.

Completamente nova, a Amarok 2023 surgirá de parceria estratégica firmada entre Volkswagen e Ford. A picape abandonará a plataforma atual e passará a ser construída sobre a mesma arquitetura da nova geração da Ranger, recentemente apresentada. Dessa forma, o projeto levará o DNA da gigante norte-americana do ponto de vista técnico, mas terá a linguagem de design característica da VW na parte estética.

Destacamos o design diferenciado e expressivo da frente de nossa picape com a carismática assinatura Amarok que também é encontrada com letras bem grandes na bagageira na parte traseira e é ostentada com muito orgulho pela Amarok”, diz Albert Johannkirzinger, chefe de design da Volkswagen Commercial Vehicles. Escusado será dizer que uma palete Euro se encaixa novamente entre os alojamentos das rodas – e é claro que as cargas podem ser protegidas com segurança.

A barra de estilo como extensão visual da cabine dupla na caixa de carga mais uma vez confere à carroceria do Amarok proporções dinâmicas, aerodinâmicas e muito fortes”.

Nesse ponto, a projeção adianta que a marca apostará forte em linhas agressivas e dinâmicas. A dianteira terá grade ampla e com elementos integrados ao formato dos faróis, além de capô alto e para-choque com ganhos bem destacados em cor contrastante com a carroceria. Já na traseira, o destaque ficará por conta da grafia ‘Amarok’ estampada na tampa da caçamba em letras maiúsculas e bem chamativas.

Em termos dimensionais, a Amarok 2023 será cerca 10 centímetros mais comprida e cerca de 4 centímetros mais larga. Para efeito de comparação, o modelo atual mede 5,25 metros de comprimento e 1,95 m de largura.

As novas medidas terão reflexo direto na otimização do espaço interno e no conforto ofertado aos passageiros (especialmente do banco de trás). Além disso, a distância em relação ao solo será ampliada em alguns centímetros na comparação com os 22 cm atuais.

Outra novidade diz respeito ao local de produção. Ao contrário da atual geração, a Amarok 2023 não terá a Argentina como base produtiva para o mundo. A partir da nova geração, esse papel será desempenhado pela fábrica de Silverton, na África do Sul, de onde a picape será enviada para diversos mercados globais. A unidade é de propriedade da Ford e também fará a próxima Ranger (como já acontece hoje).

A fábrica argentina de Pacheco, portanto, deixará de produzir a Amarok para dedicar exclusividade ao SUV Taos, abastecendo mercados da América do Sul. Há ainda possibilidade de a inédita picape monobloco Tarok também ser feita nessa planta, mas o martelo ainda não foi batido.

O exterior do novo Amarok cresceu dez centímetros de comprimento para 5,35 metros e sua carroceria também será mais larga que a versão atual. Isso se manifesta, por exemplo, em mais espaço para as pernas na segunda fila. O Amarok está em produção em série desde 2010. Seu nome é derivado da língua dos inuítes norte-americanos e significa ‘lobo’.

A segunda geração que vem com um motor V6 diesel como padrão. Mais de 815.000 veículos foram vendidos em doze anos. Desenvolvida por equipes na Austrália e na Europa, a versão mais recente da picape premium será produzida em Silverton, na África do Sul.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com